Fechar menu lateral

Mostra “Festas de maio” já pode ser visitada no Forum da Cultura

Imagem de Nossa Senhora da Conceição  é uma das peças em destaque

Imagem de Nossa Senhora da Conceição é uma das peças em destaque

O Forum da Cultura, da UFJF programou para o mês de maio a mostra “Festas de Maio”, organizada no Museu de Cultura Popular. A exposição relembra datas comemorativas de maio, além de tradições religiosas como, por exemplo, as homenagens à figura da Virgem Maria. As visitações seguem até o dia 31, de segunda a domingo, das 14 às 18 horas, com entrada franca.

A mostra

O Dia do Trabalhador, comemorado em primeiro de maio, é relembrado por meio de obras que retratam diversas profissões e ofícios tradicionais, como costureira, médico, dentista, veterinário, secretária, cozinheira, vendedores, dentre outros estão representados em miniaturas. As peças são produzidas em cerâmica pintada e são originárias de cidades do Nordeste, São Paulo…

Em 05 de maio celebra-se o Dia das Comunicações, data que homenageia Marechal Rondon, considerado patrono das Comunicações no Brasil. Sobre este tema temos estatuárias em cerâmica, representando dois profissionais da área: jornalista e fotógrafo.

A figura feminina é representada em três comemorações importantes. No segundo domingo do mês celebra-se o dia das mães, além de maio ser dedicado à coroação da Virgem Maria e considerado, culturalmente, o mês das noivas, favorito entre as moças casadoiras.

Relembrando estes momentos temos criações que simbolizam casais de noivos, casamento na roça, mães

Preto Velho_Gesso_Juiz de Fora-MG_Foto Messias Matheus

Obra representando a figura do Preto Velho relembra a lei Áurea, assinada em 1888

amamentando e estatuárias de algumas invocações de Nossa Senhora, como Imaculada Conceição, esculpida em madeira pelo mineiro Hélio Petrius e Senhora da Candelária de Régis Kerusk.

A Abolição da Escravatura também está representada, na figura do Preto Velho, símbolo da resistência da cultura negra e da Princesa Isabel, responsável pela assinatura da lei Áurea, em 1888.