Fechar menu lateral

Hoje é dia do Índio no Museu de Cultura Popular

Vaso Marajoara confeccionado em cerâmica é uma das peças em exposição

Vaso Marajoara confeccionado em cerâmica é uma das peças em exposição

Durante o mês de abril, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF exibe a mostra “Hoje é dia de índio”, para celebrar o dia 19 no qual a cultura indígena é comemorada. A exposição conta com 44 peças artesanais de diversas tribos brasileiras, entre armas, adereços e utensílios cotidianos. As visitações seguem até o dia 30 do mesmo mês, de segunda a sexta das 14 às 18 horas. A entrada é franca.

A mostra

Reunindo peças originárias de diversas regiões do Brasil, a exposição oferece um passeio pelas tradições e costumes de algumas das comunidades indígenas que fizeram e ainda fazem parte da cultura do país.

O visitante poderá conhecer um pouco da história dos índios mineiros, como é o caso dos Maxakalis, que ainda vivem em aldeias, no Vale do Jequitinhonha, região nordeste de Minas Gerais. Minas ainda está representada por outra tribo que reside no leste do estado, os Krenak. Como representação dessas etnias, a mostra oferece alguns instrumentos utilizados no seu dia a dia como, facas, lanças, arcos, flechas e machado de pedra.

Outro destaque são os vasos e jarros confeccionados em cerâmica Marajoara. Esta técnica artística foi desenvolvida pelos índios da Ilha de Marajó e continua sendo destaque até hoje na região norte do país. As peças são feitas em alto relevo com representações de figuras humanas, animais e formas geométricas e finalizadas com cores vibrantes.

Ainda temos cocares das tribos Tapirapé e Rickbatsa, oriundas do estado do Mato Grosso, gamelas de madeira e cuias para tacacá, criadas em diversos formatos e pintadas em tintura cumatê, além de miniaturas de animais, típicos das florestas brasileiras feitos em madeira, látex grosso, serragem e argila.