Fechar menu lateral

Tradicional mostra de Maquetes Cenográficas celebra sua 15ª edição

O-conto-da-morcegada_José-Luiz-Ribeiro_montagem-2014_foto-Messias-Matheus.jpg

Maquete do espetáculo infantil “O Conto da Morcegada” é uma das atrações da mostra

Resultado de um trabalho de extensão realizado ao longo de 2014 a exposição de “Maquetes Cenográficas” pode ser visitada no Forum da Cultura, na Galeria de Arte. A mostra conta com 16 cenários de peças infantis e adultas apresentadas pelo grupo Divulgação, durante seus 48 anos de atuação. As visitações seguem até o dia 29 de março, de segunda a domingo, das 14 às 18 horas. A entrada é gratuita.

A mostra

Cada uma das maquetes foi confeccionada pelo núcleo de criação cenográfica do Forum da Cultura, que tem como objetivo resguardar a memória dos espetáculos montados pelo GD.  O trabalho é feito por bolsistas que atuam em um projeto especial e o resultado é compartilhado com o público.

A mostra desperta as lembranças dos visitantes ao observar reproduções de cenários de peças que eles já assistiram há algum tempo. “Maquetes

A-aurora-da-minha-vida_Autor-Naum-Alves-de-Oliveira_montagem-1987_foto-Messias-Matheus.jpg

“Aurora da minha vida”, encenada em 1987 conta com 2 maquetes, representando cenários distintos

Cenográficas” oferece uma viagem cronológica na história do teatro, apresentando montagens clássicas, como “Édipo Rei”, de Sófocles, “A Tempestade”, de Shakespeare, “Fausto”, de Goethe, além de encenações modernas, como a peça infantil “O Conto da Morcegada”, de autoria de José Luiz Ribeiro e apresentado em 2014.

Em sua 15ª edição, seis maquetes estão em cartaz pela primeira vez: “Cervantina” (1996), “O Doente Imaginário” (2013), “O Triunfo do Apocalipse” (2010), “O Conto da Morcegada” (2014) e representações de dois cenários de “Aurora da minha vida” (1987).