Fechar menu lateral

Forum da Cultura abre 26ª mostra de Presépios

Presépio_semente-e-palha-de-milho_Doralice-Horn_Rio-Negro---PR.jpg

Peça confeccionada em semente e palha de milho é uma das curiosidades da exposição

A “26ª Mostra de Presépios”, promovida pelo Museu de Cultura Popular já pode ser visitada no Forum da Cultura. O tradicional evento traz consigo a criatividade de artistas populares de vários lugares do Brasil e do exterior, em mais de 100 presépios organizados no Museu e na Galeria de Arte. Neste conjunto estão expostas duas obras de Marilda Maestrini alusivas ao Natal. A exposição, que vai até 09 de janeiro, segue aberta para visitação de terça a domingo, das duas da tarde às oito e meia da noite.

A mostra

A exposição propõe um resgate do espírito natalino, expondo miniaturas que fazem parte das decorações de muitas residências, que têm por costume a celebração do nascimento de Cristo. Os presépios expostos são do acervo do Museu e a montagem oferece uma dimensão e um jeito bem familiar de contar e recriar cenas do nascimento do menino Deus.

Peças em palha de bananeira, madeira, gesso, barro e algumas que despertam olhares pela originalidade, como o presépio feito de semente e palha de milho e outro confeccionado de bolas de gude, relembrando todo o misticismo e encantamento do período do natal.

Chama a atenção, a riqueza de cores dos presépios peruanos e portugueses, a delicadeza das criações italianas e a singularidade de muitas outras obras em destaque. De vários tamanhos e formas e criados a partir de diversas técnicas de representação plástica, “Presépios” encena o mistério do nascimento de Jesus, permitindo restabelecer a tradição cultural, erudita e popular do tema e as mensagens positivas às quais está relacionado.