Fechar menu lateral

A fábula da rainha em tempos modernos

Gritos-Dissonantes_José-Luiz-Ribeiro_Fotos-de-Jesualdo-Castro-1

O espetáculo é uma farsa que brinca com a relação de poder dos governantes que ignoram as necessidades populares

O Grupo Divulgação anuncia para o dia 3 de dezembro a estréia de GRITOS DISSONANTES, de José Luiz Ribeiro. A temporada durará apenas cinco dias e terá seu encerramento no dia 7. Os espetáculos serão realizados no Teatro do Forum da Cultura, sempre às 20h30min.

 A fábula da rainha

Utilizando o personagem da Rainha de Copas, de Alice no país das maravilhas, o texto é uma farsa que brinca com a relação de poder dos governantes que ignoram as necessidades populares. Juntando ministros, deputados, jardineiros e carrascos a trama retrata momentos do mundo contemporâneo, usando a alegoria como linguagem dramatúrgica.

Encenando o seu 141º texto, o autor observa que “a fábula foi inventada para moralizar o mundo dos homens. Diversas histórias infantis serviram de alavanca para pavimentar a vida de cidadãos em formação. A Rainha de Copas, de Alice no País das Maravilhas, o grande clássico de Lewis Carroll, é um personagem que tem vida própria para simbolizar os desmandos e a crueldade política dos grandes ditadores. Seu exercício de poder se dá na fábula como um sinal amarelo para o mundo atual.”

O elenco

Composto por cinco atores e três atrizes, o elenco vive diversos papéis no sistema coringa. Wall Oliver faz a rainha que abole os julgamentos para

Gritos-Dissonantes_José-Luiz-Ribeiro_Fotos-de-Jesualdo-Castro-2

A peça faz críticas sociais de cunho político, juntando os gêneros farsa e comédia

evitar a burocracia e vai direto para a sentença; Walmor Machado vive o ministro que rouba o reino para garantir uma velhice próspera; Victor Dousseau é o jardineiro que falsifica as rosas vermelhas e Dowglas Mota é o espelho mágico comprado no antiquário. Bárbara Borges e Carina Salgado vivem as damas da rainha. Michell Costa vive o carrasco que está cansado de cortar as cabeças do reino. Marina Lopes e o restante do elenco se alternam em diversos papéis.

Na preparação dos atores Márcia Falabella faz o treinamento vocal. A direção é de José Luiz Ribeiro que assina, também, a luz e a cenografia. Malu Ribeiro responde pelos figurinos. O cartaz foi criado por Franciane Lúcia e o registro videográfico está a cargo de Andréia Oliveira.