Fechar menu lateral

Museu de Cultura Popular mostra o povo brasileiro

Baiana_Diversos_Autoria-de-Miguel_Rio-de-Janeiro-(RJ)_Foto-Franciane-Lúcia

A mostra retrata a diversidade da nação brasileira em 45 peças de artesanato popular

O Forum da Cultura, da UFJF programou para o mês de novembro a mostra “Povo brasileiro”, no Museu de Cultura Popular. São 45 peças artesanais selecionadas para retratar a diversidade da nação brasileira. As visitações seguem até o dia 30, de terça a domingo, das 14 às 20h30. A entrada é franca. 

A diversidade de um povo

Falar do povo brasileiro significa, primeiramente, considerar que sua formação é composta por muitas culturas que contribuíram para sua identidade histórica e cultural. A diversidade notada nestas manifestações culturais e nas heranças vindas de outros povos nos permite entender a constituição da identidade brasileira.

Este Brasil que se vê hoje é resultado de processos de contato entre diferentes povos, tradições, folclores, costumes, cores e fisionomias que atestam a riqueza da população que ocupa todo esse território.

A mostra oferece um passeio por diversas regiões que fazem parte da formação da população brasileira, trazendo artesanatos que representam as contribuições das culturas indígena, africana e européia. As peças mostram representações de Lampião, retirantes nordestinos, a baiana carnavalesca, os balangandãs baianos, os festejos tradicionais do Bumba-meu-boi, as máscaras dos folguedos populares e carnavais de Pernambuco, trançados indígenas e muito mais.