Fechar menu lateral

Forum da Cultura prorroga mostra de mosaicos

Abaporu_86 x 81 cm_MFerrarezi.jpg

Obra emblemática do modernismo, assinada por Tarsila do Amaral é uma das curiosidades da mostra

Com a proposta de produzir arte, utilizando somente matéria prima reciclada, o juizforano Marcos Ferrarezi deixou a marcenaria para se tornar mosaicista. A partir do garimpo de sobras de materiais de construção, como pisos e azulejos, o artista cria obras com riqueza de detalhes, juntando pequenos pedaços. Todo o trabalho pode ser conferido pelo público a partir do dia 16 de setembro, na galeria de Arte do Forum da Cultura. A exposição segue aberta para visitações até o dia 03 de outubro, de segunda a sexta, das 14 às 18 horas. A entrada é franca.

 Mosaicos MFerrarezi

 Reunindo 13 peças exclusivas e genuinamente artesanais, a mostra oferece trabalhos com temática floral, Crucifixo, Florão colonial, Ânfora, inspirado na arte greco-romano. Entre os destaques temos uma releitura da obra Abaporu, obra emblemática do modernismo assinada por Tarsila do Amaral, realçada em preto e branco por Ferrarezi.

Para o autor, a mostra “Mosaicos MFerrarezi” representa a concretização da paixão pela arte manual através dos mosaicos.  “Faço criações a partir de materiais que provavelmente iriam para o lixo, com isso tenho um compromisso em ajudar o planeta, com base nos conceitos de sustentabilidade, harmonia e respeito para com a natureza”.

 O artista

 Natural de uma família de marceneiros, toda engajada com as artes manuais, Ferrarezi começou a se interessar pela criação de mosaicos quando

Florão colonial_90 x 90 cm_MFerrarezi web

As 13 peças expostas são exclusivas, genuinamente artesanais e confeccionadas a partir de material reciclado

trabalhava com marcenaria e criava recortes artesanais em MDF. Amante da fotografia de detalhes, dos registros videográficos de cenas cotidianas e fenômenos naturais, Marcos Ferrarezi se dedica à criação de mosaicos há 5 anos. O espaço de criação é seu ateliê que funciona em sua própria casa.

Seu segundo contato com a técnica se deu em seu período como gerente da Pavan Materiais de Construção, ao criar uma árvore de natal confeccionada em azulejos para ilustrar a loja. A partir daí passou a recolher e a reaproveitar peças que a Pavan dispensava por estarem quebradas ou com pequenos defeitos para dar continuidade aos seus trabalhos artísticos.

Ferrarezi revela que “encontra na arte um momento de relaxamento que o auxilia na vida e na saúde, além de ser seu passatempo favorito”. Ele divulgou seu trabalho, inicialmente, pelo facebook e conta com o apoio cultural da Pavan.