Fechar menu lateral

Bichos para celebrar a chegada da primavera

Botija-para-cachaça_Cerâmica-pintada_Araçuaí---MG_Foto-Franciane-Lúcia

Botija para armazenagem de cachaça é uma das peças em exposição

O Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura exibe durante o mês de setembro a mostra “No reino da Bicharada”. A exposição mostra a diversidade da fauna brasileira através da criatividade de vários artesãos. São representações em miniaturas de animais como onças pintadas, caranguejos, jacarés, bois, tartarugas, tatus, elefantes, sapos, porco espinho e pavões. As visitações seguem até o dia 05 de outubro, de segunda a domingo, das 14 às 18 horas. A entrada é franca.

A exposição

Reunindo 50 obras trabalhadas em materiais como cerâmica, conchas, látex, madeira e serragem, a importância da ecologia está resgatada na mostra e visa dar ao público estudantil a visão da obra de artistas anônimos e seu contato com a natureza.

O passeio pela mostra oferece aos visitantes uma viagem ao encontro de animais que compõem a fauna brasileira e representam diversos pontos do país. Além disso, muitas das obras possuem natureza utilitária, tais como formas de animais se transmutando em candelabros como O Pombal, de Rosa Ramalha, uma artista portuguesa que integra a obra. São botijas e moringas sob forma de bois e galinhas, que além de serem objetos de adorno cumprem outras funções.

  As peças em exposição fazem parte do acervo do Museu de Cultura Popular e

Castiçal-em-formato-de-touro_Cerâmica-esmaltada_Autori-de-JSThan_Portugal_Foto-de-Franciane-Lúcia

A exposição reúne 50 obras que mostram a diversidade da fauna brasileira através da criatividade de vários artesãos

representam artesãos nacionais e internacionais, pelas procedências variadas, como Espírito Santo, Caldas Novas, São João D’el Rei, Barbacena, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Pantanal Mato-Grossense, Ceará, Portugal e Senegal.