Fechar menu lateral

Memórias de um viajante, nas terras da Rainha

Marcus Leoni_No-title-art

Exposição Camadas mostra cenas cotidianas do Reino Unido capturadas por Leoni

Formado em Letras pela UFJF e após uma estada no Reino Unido, Marcus Leoni trouxe em sua bagagem uma experiência plástica por meio da fotografia em que capturou cenas cotidianas. Todo o trabalho pode ser desfrutado pelo público juizforano a partir do dia 02 de setembro, na Galeria de Arte do Forum da Cultura.

São vinte obras que compõem um painel sensível dos tempos modernos. Para o autor, a exposição Camadas representa: “um mergulho na sociedade inglesa visto pelo olhar de um estrangeiro que flui na alteridade uma reflexão que ilumina em pequenos flashes um mosaico da memória de um viajante”.

Camadas

 Camadas apresenta uma visão palimpséstica em que pequenos detalhes são observados e permitem ao público várias interpretações e leituras subjetivas. Flanando pelas ruas, com um olhar atento e desperto, ele captura personagens anônimos que ultrapassam os espaços inscrevendo-se na dimensão da arte.

O artista se posta diante do objeto a ser figurado num plano pictórico que faz do olhar do observador um caminho de perspectiva. Dessa forma, ele entrelaça o objeto central e o emoldura em campos de fuga para traçar um quadro extremamente original, ao escolher cenas em que dá ao espectador a oportunidade de escapar do primeiro plano em direção ao infinito.

Em outras obras, o fotógrafo se mostra íntimo do viajante urbano, leitor do jornal, do artista de rua ou mesmo da criança e do cachorro. As figuras que compõem as fotos dialogam na criação de ações que ressaltam a heterogeneidade das classes sociais, dos momentos frugais ou mesmo da espetacularização dos tempos presentes.

O Artista

The-graffitied-walls,-Layers,-2013_Marcus-Leoni

A mostra representa a memória de Leoni, como um viajante estrangeiro mergulhado na sociedade inglesa

De origem rural, nascido em Pedra Bonita, Marcus Leoni iniciou seu Ensino Médio em Juiz de Fora e começou a se interessar por fotografia ao perceber a importância do registro na criação da cultura contemporânea. Amante da literatura, da dramaturgia e do cinema, ele mescla os três elementos criando uma narrativa visual que está contida na presente mostra.

Apreciador da cinematografia, é perceptível em seus trabalhos a influência do olhar cinematográfico que se mostra em sua capacidade de observar ações fragmentadas e recontá-las em fotogramas que se interligam na produção de significados variados.

Com passagem pelo teatro, a essência dramática se manteve em sua formação e passou a influir na criação de legendas que dão às imagens uma leitura de alta relevância. Existe em todo o seu trabalho os fundamentos de uma humanidade construída em camadas a partir de sua origem, que permeou sua trajetória de vida e, sem dúvida, pode ser atestada em sua criatividade.