Fechar menu lateral

Forum da Cultura expõe tapeçaria barroca

Flores I_ 40 x 36 cm_Foto de Maria Salete - web

Mostra oferece 17 obras, representando flores e pássaros em tapeçaria barroca

A Galeria de Arte, do Forum da Cultura, da UFJF finaliza o mês de agosto com a exposição “Flores e Passarinhos”, de Maria Salete Araújo. A mostra exibe tapeçaria em ponto barroco ou casa caiada. A abertura acontece no dia 19, terça-feira, às 20h30min e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 14 às 18 horas, até o dia 29, com entrada franca.

A artista

Maria Salete Araújo é natural de Caratinga, MG e reside em Juiz de Fora, há 2 anos e meio.  A artista iniciou em bordados por hobbie, migrou para a tapeçaria e faz, agora, sua primeira exposição.

A mostra oferece 17 obras, representando flores e pássaros, ilustrando tapetes, capas de almofada, assentos ou encostos de cadeira, centros de mesa, quadro, tapetinhos para colocar telefone, porta-chaves e cartas, forro para bandeja e tudo mais que a imaginação desejar.

Salete afirma que sempre criou obras para presentear aos amigos e familiares. Para

Passarinho azul_40 x 35 cm_Foto de Franciane Lúcia - web

A tapeçaria Barroca ou Casa Caiada veio da tradição portuguesa dos Arraiolos

ela, “bordar é maquinar na cabeça aquilo que está dentro de você e colocar um pouquinho de sua alma na arte”.

A técnica Barroca

Os tapetes Barroco ou Casa Caiada são feitos à mão, em pura lã, nas mais variadas cores e rico trabalho artesanal. Em cada metro

quadrado são bordados cinco mil pontos personalizados e de longa durabilidade. É por muitos, considerado Arraiolo brasileiro, confeccionando diversas peças de luxo.

O ponto forma pequenas flores abertas ou fechadas e veio da tradição portuguesa dos Arraiolos. Os desenhos e formas são oferecidos por revistas brasileiras e estrangeiras, em sua maioria, portuguesas e espanholas ou de criação do artista.