“Almas Gêmeas”, de Nequitz Miguel, em exposição no Forum da Cultura

“Almas Gêmeas” é a décima exposição individual de Nequitz, em Juiz de Fora.

“Almas Gêmeas” é a nova mostra da artista plástica Nequitz Miguel, que será aberta na próxima terça-feira, 05 de agosto, às 20h30, na Galeria de Arte, do Fórum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora. A mostra reúne 14 quadros em tamanhos variados, executados entre 2013 – 2014, em acrílica sobre tela e técnica mista e segue aberta para visitações até 15 de agosto, de segunda a sexta, das 14 às 18 horas.

A Mostra

“Almas Gêmeas” nasce num momento de muita reflexão e abstração, para suavizar um mundo de violência, guerras e atrocidades, procurando compartilhar a felicidade, esparzindo o amor, através da simbologia entre os casais.

Em “Almas Gêmeas” a artista faz uma parceria com a escritora, acadêmica, jornalista, Clevane Pessoa de Araújo Lopes, que interpretará as telas da autora, com poemas de sua autoria. Há, portanto, uma grande comunhão entre uma e outra, ao se expressarem, com tintas e com palavras.

O Curador Ricardo Cavalcanti, assim define: “Suas criações são ricas em detalhes, extremamente realistas, através de uma estética apurada, fruto de uma minudente pesquisa que retrata, em requintada técnica. Um quesito latente em sua arte são as cores de sua palheta e suas inigualáveis ‘aguadas’ que revelam a beleza atemporal de seus trabalhos.

O crítico de arte, jornalista Emanuel Von Lauenstein Massarani, nos diz: A obra “Almas Gêmeas”, doada ao Acervo Artístico do Palácio Nove de Julho, se caracteriza pela simplicidade. Sua linguagem pictórica fascina pelos tons das cores, pela gama e pela eficiência comunicativa.  “A artista possui a virtude de elevar o que representa, além dos limites da pintura de gênero, para alçá-la a uma participação espiritual”.

Sua pintura da artista tem passado por muitas fases. Seu forte desejo de descobrir, experimentar e pesquisar a leva a desenvolver uma linha de trabalho contemporâneo, que mescla o figurativo e o moderno. Suas séries, ao longo de sua carreira, não podem ser definidas como apenas figurativo, abstrato, contemporâneo… “O desafio da artista é registrar o espectador, como se fosse um cúmplice, não somente de sua arte, mas dela própria.”

A Artista

A juizforana Neuza de Carvalho Miguel ou, simplesmente, Nequitz, definiu-se pelas artes plásticas, em 1968, no Rio de Janeiro, onde

O abraço - Acrílica sobre tela_ 70X80 cm

Obras da artista retratam o amor com muita poesia

cursou Historia da Arte e realizou vários cursos de Pintura, com renomados professores, dentre eles, Luiz Badia, Belizio, Bernardii. O contato com estes mestres lhe deu uma ampla visão do panorama artístico, ajudando-a a definir suas técnicas, encontrando no impressionismo a parceria ideal para desenvolver uma expressão própria.

É acadêmica laureada, pela Societé Académique D’Education et D’Encouragement – Arts, Science et Lettres; da Académie France Monde Culture, ambas de Paris – França. Recentemente foi distinguida Embaixadora, pela Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture – Paris – França, da qual é Membro de Honra. Realizou viagens de aperfeiçoamento artístico, além de expor em prestigiadas galerias, em Paris, Roma, Suécia, Japão, Dubai, Estados Unidos.

Segundo a artista, dois prêmios conquistados marcaram muito a sua carreira: o SuperCap de Ouro em 2008, na capital paulista, considerado pela crítica o Oscar Brasileiro, e o quinto lugar na categoria pintura, com a tela “Rio Antigo”, na 7a Bienal Internacional de Roma. “Almas Gêmeas” é a décima exposição individual de Nequitz, em Juiz de Fora, sendo nove sob a curadoria de Ricardo Cavalcanti.