Fechar menu lateral

Mostra “Festa Junina” já pode ser visitada no Forum da Cultura

Noivos a cavalo, Cerâmica pintada, Caruaru-PE

Noivos a cavalo em cerâmica pintada, Caruaru-PE

O Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF abre a programação do mês de junho com a 15ª edição da mostra “Festa Junina”. A exposição resgata os festejos juninos e reverencia os Santos Padroeiros, Antônio, João e  Pedro, e suas comemorações representadas em peças artesanais. As visitações seguem até o dia 29, dia de S.Pedro, de segunda a sexta, das 14 às 18 horas, com entrada franca. 

A mostra

As festas juninas são comemoradas em todo o país e representam uma das mais ricas manifestações culturais brasileiras. Mesmo com o passar do tempo, elas ainda possuem grande força e permanecem entre as mais populares celebrações do calendário católico. Da representação do Boi-Bumbá, no Norte do país, à tradição caipira no Sudeste, os festejos Joaninos homenageiam os santos juninos com rituais diversificados.

Em ritmo de arraiá, a mostra oferece um espaço decorado, com peças diversificadas, como chapéus de palha, bandeirinhas, estatuárias dos santos juninos, além de uma maquete cenográfica, representando a tradicional festa junina, com quadrilha, casamento na roça, barraquinhas de brincadeiras e de comidas típicas. Confeccionadas em gesso, cerâmica e materiais diversos, as mais de 40 peças expostas são procedentes da Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Juiz de Fora.

Ciranda, Cerâmica pintada, Caruaru-PE

Peça que representa ciranda pode ser vista na mostra

Ricas em tradições, as festas de São João (24), Santo Antônio (13) e São Pedro (29) atraem crianças, jovens e adultos que se reúnem entre barracas, músicas típicas, pipoca, pé de moleque e milho verde para festejar esse período do ano, que contagia a população com sua simplicidade e harmonia. Bandeirinhas coloridas, casamento caipira, fogueiras e a animada quadrilha dão o tom dos arraiais e a crença popular nas muitas simpatias desta época, alimenta a fé e o imaginário de seus devotos.