Fechar menu lateral

Maio mês de Maria celebra cultura popular

Nossa-Senhora-das-Graças_Diversos-materiais_Foto-Franciane-Lúcia

A mostra celebra Nossa Senhora com imagens das mais requintadas às mais rústicas

O Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura promove o resgate das comemorações do mês de maio, com a mostra “Mês de Maria”. Em sua 15ª edição, a exposição reúne estatuárias e pinturas que representam a Mãe de Jesus, a partir de suas várias invocações em suas diversas aparições. As visitas podem ser feitas até o dia 1º de junho, de segunda a sexta, das 14 às 18 horas. A entrada é franca.

A figura de Maria

Dentro da cultura popular, Nossa Senhora é considerada a madrinha ou a quarta pessoa da Santíssima Trindade. É o momento em que o feminino entra no pensamento da filosofia da Igreja. Maria sempre foi um tema esteticamente tratado por artistas de todos os tempos da Idade Média, principalmente, no Renascimento, onde encontramos a figura da Virgem e o nascimento do Cristo. Ela sempre é colocada como um estatuto de beleza, de contemplação, e, principalmente, como mediadora a favor dos homens.

A crença popular sempre traz a palavra dela como um elemento que intercede junto ao filho. Exemplo disso é a peça clássica da dramaturgia brasileira, “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, que mostra a intervenção da virgem por João Grilo, um pecador que no fim consegue ser salvo das garras do demônio.

O Museu de Cultura Popular possui um grande número de imagens, nas mais diversas invocações de Nossa Senhora. Nesta edição, os visitantes poderão apreciar a beleza e a delicadeza de Maria, nas imagens de Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, além de representações de colecionadores particulares, como Nossa Senhora das Flores, presente na Espanha e também Nossa Senhora Aparecida e do Bom Parto, num trabalho feito por diversos artistas.

Na parte pictórica, a mostra traz as obras “Aquela que disse Sim”, de Marilda Maestrini, e “Madona”, da artista Nice Nascimento, um trabalho de arte Naiff. Além disso, estão expostos ainda, trabalhos de Hélio Petrus, Jorge Cruz e Régis Kerusk.

Entre os materiais temos barro pintado, argila, louça, madeira e metal, tudo isso, representando Nossa Senhora, entre imagens mais requintadas e mais rústicas, como a Nossa Senhora Aparecida feita em aniagem. Todas colaboram para guardar a imagem de Nossa senhora dentro do devocionário popular da cultura brasileira.