Fechar menu lateral

Forum da Cultura reverencia Shakespeare em mostra

Cenário e figurinos da montagem de “A Tempestade”, encenada pelo GD em 2006.

Celebrando os 450 anos do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare, comemorado no dia 23 de abril, o Forum da Cultura, da UFJF, exibe em sua Galeria de Arte, a mostra “Shakespeare 450 anos”.

A exposição que fica em cartaz até o dia 18 de maio, reúne 26 peças, entre figurinos, fotos e maquetes de montagens encenadas pelo Grupo Divulgação. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta, das 14 às 18 horas e a entrada é franca.

Shakespeare e o Divulgação

O Grupo Divulgação possui em seu repertório quatro montagens de textos de Shakespeare: “O mercador de Veneza”, apresentado em 1988; “Sonhos de uma noite de verão” e a “A tempestade”, encenados em 2006 e a mais recente, “Costurando Shakespeare”, encenada pelo núcleo do Mergulho Teatral 2014.

A mostra traz fotografias de acervo do GD, capturadas pelas lentes dos fotógrafos

Montagem “Costurando Shakespeare”, de José Luiz Ribeiro, encenada pelo núcleo do Mergulho Teatral 2014.

Alexandre Dornellas, Márcia Falabella e trajes utilizados pelos personagens nas montagens de “O Mercador de Veneza” e “A Tempestade”, além de maquetes de cenários destas peças.

A exposição apresenta ainda, a maquete do Globe Theater, feita pela integrante do GD, Márcia Falabella. A arquitetura Elizabetana se adapta às grandes criações de Shakespeare, dando oportunidade à encenação de quebrar a unidade de espaço referenciada nas unidades aristotélicas.  

Autor de dramas, comédias, tragédias e romances, Shakespeare sempre é relembrado pela dramaturgia, seja no teatro, nas novelas e nos filmes, a partir das diversas leituras e releituras que são feitas em cima de seus textos tão famosos e poéticos.