Mergulhão Teatral celebra Shakespeare

O Mercador de Veneza, William Shakespeare (1988)_Foto acervo GD

“O Mercador de Veneza” foi encenado pelo GD, em 1988.

Para comemorar os 450 anos de nascimento do dramaturgo inglês Willian Shakespeare, os alunos do curso Mergulhão de Teatro, do Grupo Divulgação apresentarão neste sábado, dia 12, às 20h30, o espetáculo “Costurando Shakespeare”. Os convites poderão ser retirados gratuitamente no sábado, a partir das 19h, na portaria do Forum da Cultura respeitando os limites de acomodação do teatro.

Os trinta integrantes do curso estão impregnados pela obra do bardo. Através do encontro de diversos personagens, os participantes da oficina estudaram e tiveram contato com algumas cenas da extensa produção de Willian Shakespeare, partindo de uma narrativa em que os espíritos das personagens vagam num limbo a espera de sua criação pelo dramaturgo. Estes personagens aguardam o dia 23 de abril de 1564, quando se dará o nascimento do gênio inglês.

Conduzida pelas três bruxas de Macbeth, o espetáculo une personagens de “Sonhos de uma noite de verão”, “Romeu e Julieta” e “Hamlet”, e junta sonetos e trechos vividos pelos atores que se apresentam no palco do Forum da Cultura.

Shakespeare no GD

"Sonhos de uma Noite de Verão",foi apresentado em 2001, pelo Núcleo Adolescente.

“Sonhos de uma Noite de Verão” foi apresentado em 2001, pelo Núcleo de Adolescentes.

O Grupo Divulgação possui em seu repertório três montagens de textos de Shakespeare: “O mercador de Veneza”, apresentado em 1988; “Sonhos de uma noite de verão”, encenado em 2001, e “A tempestade”, em 2006.

Para o diretor do Grupo Divulgação, José Luiz Ribeiro, “montar Shakespeare é mergulhar na raiz do teatro unindo qualidade dramatúrgica a um tratamento poético. Seus personagens são um ótimo campo de pesquisa sobre a natureza humana”.

O Mergulhão Teatral faz parte do projeto de extensão da UFJF, Centro de Estudos Teatrais – cursos e oficinas. O curso foi criado para oferecer conhecimento inicial do universo teatral ao público adulto e universitário. Durante as aulas, os estudantes têm a possibilidade de entrar em contato com a história do teatro, e de técnicas corporal, vocal e de improviso.