Fechar menu lateral

Parreiras é homenageada no Forum da Cultura

A obra "As crianças", de Lúcia Massari é um dos trabalhos expostos no Forum da Cultura.

A obra “As crianças”, de Lúcia Massari é um dos trabalhos expostos no Forum da Cultura.

Para celebrar os 80 anos de fundação da Associação de Belas Artes Antônio Parreiras (ABAAP), a Galeria de Arte do Forum da Cultura recebe a mostra “Figuras e retratos”. A exposição que homenageia uma das mais importantes escolas de artes plásticas de Juiz de Fora traz pinturas, gravuras e desenhos realizados por discípulos e mestres da instituição. A exposição será inaugurada nesta quinta-feira, dia 03, às 20h30, e segue aberta à visitação de segunda a sexta-feira, de 14 às 18h, até o dia 17 de abril.

A mostra “Figuras e retratos” reúne 15 obras que fazem parte do acervo da ABAAP. Os trabalhos são desenvolvidos em técnicas diversas, entre elas, pintura a óleo, pastel seco, crayon e nanquim.

O público poderá conferir o quadro “Retrato de Noeby Turatti”, da artista plástica e primeira mulher a participar da Parreiras, Wanda Turatti. A pintura datada de 1943 retrata a filha do casal de artistas e colaboradores da instituição, César e Wanda Turatti.

Também fazem parte da mostra as obras: “Retrato de Antônio Parreiras”, de Dario Silva; “Mulher do povo com criança”, de Guimarães Vieira, “Poema para Pagu”, de Pedro Guedes; “Retrato de Ymah Theres”, de Jaime Soares, entre outros. O quadro “Mario de Andrade no bananal”, de Rachel Gouvêa faz uma releitura bem- humorada da obra intitulada “Bananal”, do consagrado pintor Lasar Segall, de 1927.

 

Belas Artes em JF

Fundada em 1934 como Núcleo Antônio Parreiras, a instituição reuniu artistas que tinham como objetivo estudar e difundir as artes plásticas na cidade. Neste período, capitaneados pelo professor César Turatti, a escola de arte revelou grandes nomes da pintura nacional como, Inimá de Paula, que é considerado um dos grandes pintores do Brasil, e possui um museu em sua homenagem, na capital mineira; e Edson Motta que foi pintor, professor de arte e se destacou como restaurador de telas, sendo aclamado como patrono da restauração no Brasil.

Entre as décadas de 1950 e 1960, a escola tornou-se referência em artes plásticas, por oferecer cursos livres e por promover exposições, na cidade. Naquela época surgiram novos talentos que se destacaram no cenário mineiro e nacional entre eles, Dnar Rocha, Renato Stelling e os irmãos Carlos e Nívea Bracher.

"Retrato de Antônio Parreiras", de Dario Silva

“Retrato de Antônio Parreiras”, de Dario Silva

Para o presidente da Associação, Lucas Marques Amaral, a Associação de Belas Artes Antônio Parreiras cumpre importante papel no cenário artístico da cidade formando não apenas profissionais, mas abrindo espaço para os artistas amadores. “Durante muito tempo, a Parreiras foi a única instituição de transmissão do conhecimento das artes plásticas, na cidade.  Até hoje, continuamos com a filosofia de dar a chance às pessoas que querem se expressar por meio das artes sem ter que fazer um curso superior. Recebemos em nossos cursos livres todo tipo de aluno”, atendendo a um vasto espectro de amantes das artes independente de escolaridade, idade ou classe social.

 Ao completar 80 anos de atividades, a entidade firma-se por sua importante continuidade e prestação de um inestimável serviço à cultura de Juiz de Fora.