Fechar menu lateral

Teatro Brasileiro visto em Maquetes

Do palco para as maquetes, a mostra desperta nos visitantes uma experiência lúdica

Do palco para as maquetes, a mostra desperta nos visitantes uma experiência lúdica

O Projeto Maquetes Cenográficas é realizado dentro do programa de extensão da UFJF desde 1999. Anualmente, o resultado é exposto na Galeria de Arte, do Forum da Cultura. A presente mostra poderá ser visitada até o dia 28 de março, das 14 às 18 horas.

Tendo como temática o Teatro brasileiro, a exposição exibe 21 maquetes cenográficas de espetáculos montados pelo Grupo Divulgação ao longo de 48 anos. Cada obra obedece a uma linha estética centrada no texto, que origina a formulação estética do espetáculo.

As Maquetes

            O público poderá reavivar sua memória lembrando-se dos espetáculos realizados durante os 48 anos de existência do Grupo Divulgação ou, para os mais jovens, tomar conhecimento da cenografia destes 21 espetáculos. Percorrer a mostra desperta no visitante uma experiência lúdica de encantamento ditada pelas miniaturas.

            Os espetáculos encenados pelo Divulgação mostram cronologicamente o teatro brasileiro. “A Torre em Concurso”, de Joaquim Manoel de Macedo, dá a partida da visita que passa por Artur de Azevedo, em “O Mambembe”, “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, contempla Jorge Andrade, em “Pedreira das Almas”, “Vereda da Salvação”, “Os Ossos do Barão” e “Senhora na Boca do Lixo”.

O teatro é uma arte que desaparece ao fim de cada espetáculo e deixa sua marca na imaginação do espectador. Ficam, porém, marcas nos signos visuais que podem ser documentados em fotos, filmagens ou croquis. O projeto em questão dá oportunidades aos bolsistas da UFJF de pesquisar e realizar pequenas obras de arte que contam a história das montagens de peças brasileiras e também de uma dramaturgia juizforana através de montagens de textos de José Luiz Ribeiro tais como “A Escada de Jacó”,” A visita”, “Sob nova direção”, “Zé das Covas e Dona Morte”, “Erguei as mãos!” e “O Devoto”.