Comemorando o mês de março, no qual se celebra, no dia 8, o Dia Internacional da Mulher, o Museu de Cultura Popular programou a mostra “Representação do Feminino”. As obras de artistas populares se inspiram nas várias facetas das mulheres e sua contribuição à cultura através do cotidiano.
São 46 peças em miniaturas e tamanhos médios, que figuram a mulher, desempenhando diversos papéis, e, reproduzindo situações que passam pela maternidade e se desmembram nas mais variadas funções laborativas conquistadas e desempenhadas pelo gênero feminino.
Dentre as diversas peças, existe uma homenagem especial feita pela artista Valéria Rosa, que é a figura da Maria do Calçadão, recentemente falecida. O trabalho feito em papier marche mostra com humor essa personagem que despertou muito riso e admiração pela forma com que contemplava e espelhava o mundo.
A figura da matriarca das famílias pode ser observada nas estatuárias que simbolizam mães, cuidadoras do lar e das funções domésticas, além do exercício de papéis, como cangaceira, secretária, vendedora, quituteira, costureira, benzedeira e rendeira.
A visão de cada artista sobre a figura feminina é retratada em criações confeccionadas em diversos materiais e origens variadas, como Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Pará e Portugal.
A mostra celebra a importância da atuação da mulher e da evolução de seu papel na sociedade contemporânea, deixando de ser apenas uma trabalhadora do lar para se tornar uma cidadã digna de respeito e afeto.
As visitações seguem até o dia 28 de março, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas, com entrada franca.