Fechar menu lateral

“Palavras de Esperança” para começar bem 2014

Poema "Desejo de Ano Novo", de Fernando Pessoa  é uma das mensagens exposta na mostra

Poema “Desejo de Ano Novo”, de Fernando Pessoa é uma das mensagens exposta na mostra

Durante o mês de janeiro, a Galeria de Arte, do Forum da Cultura, da UFJF, exibe “Palavras de Esperança”, uma série de mensagens de poetas e cronistas para começar o ano.   A exposição reúne 15 painéis que contemplam importantes nomes da literatura nacional e internacional.  As visitações podem ser feitas de segunda a sexta, das 14 às 18 horas, até o dia 31 de janeiro. A entrada é franca.   

Esperança que se renova

A esperança é considerada uma das três virtudes teológicas, que junto com a fé e a caridade. Esta virtude é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com fatos e circunstâncias da vida pessoal que requer certa perseverança e fé. Significa expectativa de um bem que se anseia e aspiração de desejos, como felicidade, prosperidade e tempos melhores. Por meio desse dom imaterial, intangível e abstrato, os homens acreditam e depositam sua confiança de forma persistente naquilo que sonham.

Buscando o espírito de renovação, a mostra oferece obras de Ferreira Gullar, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes, Mário Quintana, Lêdo Ivo, Clarice Lispector e Carlos Drummond. Palavras de Victor Hugo, pensamentos de Dalai Lama, do cantor brasileiro Álvaro Socci, da escritora Lya Luft, do jornalista Carlos Heitor Cony, de Luís de Camões e outros autores.

Durante séculos, o mês de janeiro propicia buscas de renovação. Cada poeta deixa em sua mensagem poética, palavras que despertam a esperança da busca da felicidade.