Durante o mês de janeiro, a Galeria de Arte, do Forum da Cultura, da UFJF, exibe “Palavras de Esperança”, uma série de mensagens de poetas e cronistas para começar o ano. A exposição reúne 15 painéis que contemplam importantes nomes da literatura nacional e internacional. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta, das 14 às 18 horas, até o dia 31 de janeiro. A entrada é franca.
Esperança que se renova
A esperança é considerada uma das três virtudes teológicas, que junto com a fé e a caridade. Esta virtude é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com fatos e circunstâncias da vida pessoal que requer certa perseverança e fé. Significa expectativa de um bem que se anseia e aspiração de desejos, como felicidade, prosperidade e tempos melhores. Por meio desse dom imaterial, intangível e abstrato, os homens acreditam e depositam sua confiança de forma persistente naquilo que sonham.
Buscando o espírito de renovação, a mostra oferece obras de Ferreira Gullar, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes, Mário Quintana, Lêdo Ivo, Clarice Lispector e Carlos Drummond. Palavras de Victor Hugo, pensamentos de Dalai Lama, do cantor brasileiro Álvaro Socci, da escritora Lya Luft, do jornalista Carlos Heitor Cony, de Luís de Camões e outros autores.
Durante séculos, o mês de janeiro propicia buscas de renovação. Cada poeta deixa em sua mensagem poética, palavras que despertam a esperança da busca da felicidade.