Fechar menu lateral

Museu de Cultura Popular mostra meios de transporte no Fórum da Cultura

Trenzinho confeccionado em madeira é uma das peças que compõe a mostra

O Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura, da UFJF, programou para o mês de janeiro a mostra “Transportes”. Composta por 45 peças de meios de transporte terrestres, aquáticos e aéreos, a exposição permite um passeio pela história dos meios de locomoção, mostrando sua evolução ao longo dos tempos, bem como, a relação destes com o homem.

As visitações podem ser feitas de segunda a sexta, das 14 às 18 horas, até o dia 31 de janeiro. A entrada é franca.   

Uma viagem no tempo

Das canoas indígenas e botes à era dos foguetes e naves espaciais, a humanidade criou diversos meios de transporte. Se no princípio, o homem se locomovia apenas caminhando, percorrendo grandes distâncias e, muitas vezes descalço, com o passar do tempo foram surgindo outros meios que facilitaram a sua locomoção. A história dos meios de transporte assinala a evolução de cada cultura e o avanço da tecnologia

Para relembrar os diversos tipos de condução como reflexos da sociedade, a mostra exibe miniaturas de caminhões, carros de boi, helicóptero, trenzinho, burro, cavalo, jipe, carreta, barcos diversos, caravelas, jangadas, canoas, tratores e Gaiolas de São Francisco.

As peças de acervo do Museu são feitas de diversos materiais, entre eles, barro, bambu, madeira, latas de óleo, garrafas pet, cerâmica, papel, barbante, conchas e papelão. Os objetos são em sua maioria de origem mineira, com destaque para peças de Juiz de Fora, Barbacena, Rio Novo, Pirapora e Conselheiro Lafaiete, além de criações de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Paraíba, Recife e Ceará.

Expostos em maquetes que trazem em sua montagem cenários diversos, as peças são ambientadas, visando dar um sentido estético a cada obra. Um mundo mágico criado por artistas populares se revela em caminhões, navios, jangadas e outros meios de transporte, revelando a criatividade de cada artesão.