Fechar menu lateral

Já é Natal no Forum da Cultura

Presépio pernambucano em cerâmica pintada é uma das atrações da mostra, que conta com 100 peças em sua 25ª edição

Presépio pernambucano em cerâmica pintada é uma das atrações da mostra que conta com 100 peças em sua 25ª edição

Comemorando sua 25ª edição a mostra de “Presépios”, do Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, será aberta no dia 5 de dezembro e ficará em cartaz até o dia 6 de janeiro de 2014, quando se comemora o ‘Dia de Reis’.  As peças ocuparão a sala de exposição do Museu e a da Galeria de Arte.  

Nos 100 presépios expostos estão as concepções de vários artesãos nacionais e estrangeiros, que relembram a importância do Natal na cultura de diversos povos e carregam em suas confecções muita criatividade e simbolismo. A mostra pode ser visitada de segunda à sexta, das 14 às 18 horas e a entrada é franca.  

Um costume entre gerações

O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus numa gruta de Belém, na companhia de São José e da Virgem Maria. Criado no século XIII, por são Francisco de Assis, a representação do menino Deus em uma manjedoura assinala a lição de esperança e humildade. Considerado como uma das manifestações mais enraizadas na identidade do cristianismo, sua montagem tornou-se hábito entre várias gerações.

O resgate desse costume é refletido na mostra, através da reprodução do cenário do nascimento de Cristo por diferentes estilos artísticos, seja nas representações das figuras de Maria, José, Santos Reis e pastores ou de animais como burro, galo, boi e carneiros. A mostra reúne uma produção diversificada confeccionada em plástico, cerâmica, madeira, metal, palha de bananeira, massa de pão, metal, braúna, argila, além de outros materiais singulares como bola de gude, conchas do mar, brita e massa de pão.

As obras expostas compõem o acervo do museu e são oriundas de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, das regiões Norte, Nordeste e Sul do país, além de peças da Itália, Bolívia, Peru e Equador.

A mostra traz como destaques um presépio italiano esculpido em pedra vulcânica, outro feito com palha de milho e criado dentro de uma semente, além de muitas outras peças como guirlandas e da tradicional árvore de natal acompanhada da montagem de um grande cenário natalino ao seu redor.