Fechar menu lateral

Primeiro Plano faz oficinas no Forum da Cultura

A  abertura do festival contará com a exibição do documentário  “Sopro”, de Marcos Pimentel, que fala sobre a existência humana e os mistérios da vida e da morte

O Festival oferece à cidade uma série de filmes inéditos, sessões especiais e temáticas, mostras competitivas e oficinas

Joana Lebreiro e Fernanda Teixeira são as responsáveis pelas oficinas da 13ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, que acontecerão no Forum da Cultura, da UFJF, de 26 a 29 de novembro, das 9 às 13 horas.

Com o tema “Futuro Agora”, o evento conta com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora e oferece à cidade uma série de filmes inéditos, sessões especiais e temáticas, mostras competitivas e oficinas.

Joana Lebreiro ministrará o curso de Direção de Atores, que contará com quatro encontros de oficinas teóricas e práticas com o objetivo de abordar alguns pontos no trabalho do ator, especificamente na linguagem de cinema: compreensão do personagem e da cena (aspectos psicológicos e afetivos), ritmo do texto, respiração, aquecimentos individuais, aquecimentos coletivos de improviso para a criação de cena, uso de música como ferramenta criativa.

Lebreiro é diretora teatral e preparadora de atores. Seus espetáculos teatrais abordam os temas biografia- música- memória. Entre seus trabalhos em teatro destacam-se os musicais “Meu Caro Amigo”, inspirado em canções de Chico Buarque e “Funk Brasil- 40 anos de baile”. Atualmente é preparadora de atores do programa ABZ do Ziraldo, na TV Brasil.

Fernanda Teixeira será a responsável pela oficina de Direção de Arte que tem como foco a importância do Diretor de Arte como um dos responsáveis, ao lado do Fotógrafo e do Diretor, pelos aspectos visuais e estéticos de um filme, além de explicitar a relevância da equipe de arte e como ela funciona.

Fernanda é formada em Cinema pela UNESA e Pós-Graduada em Direção de Arte para Cinema e TV na mesma instituição. Atua no mercado audiovisual como diretora de arte, tendo participado de inúmeros curtas-metragens, longas, filmes publicitários e vídeo-clipes.

Além do Forum da Cultura, o Primeiro Plano será realizado em diversos pontos da cidade como, Cinemais Alameda, Casa de Cultura da UFJF, Centro Cultural de Benfica, Cine-Theatro Central e CCBM. O bairro Igrejinha, Zona Norte da cidade, também receberá exibições de curtas e um longa-metragem, no dia 6 de dezembro.

As atividades do festival são totalmente gratuitas e seguem até sábado, dia 30. Mais informações e a programação completa no site www.primeiroplano.art.br/2013/.