Fechar menu lateral

Edição de arte resgata 50 anos de história de um devoto do fazer teatral

Por: Rodrigo Barbosa

 

A crença na força transformadora da arte, no teatro como momento de encontro e comunhão de sonhos e ideias moveu este artista único.

A crença na força transformadora da arte, no teatro como momento de encontro e comunhão de sonhos e ideias moveu este artista único.

 Há 50 anos tinha início uma trajetória memorável que mudaria a cena cultural de Juiz de Fora, cidade no interior do estado de Minas Gerais, com aproximadamente 600 mil habitantes, distante 270Km da capital, Belo Horizonte, e 30Km do estado do Rio de Janeiro. Surgia naquele momento um grande intérprete, diretor, produtor e maestro teatral. José Luiz Ribeiro, que neste sábado, 9 de novembro, recebe a principal homenagem de sua carreira com o lançamento do livro: “José Luiz Ribeiro: 50 ANOS DE TEATRO”, formou não só diversas gerações de atores, como uma fiel legião de espectadores.

São 216 páginas de uma edição de arte que resgata cenas célebres e a história de um obstinado por produzir o encantamento. De um lado, dedicou-se de forma quase sacerdotal ao ofício de ensinar a arte da interpretação e, consequentemente, despertar nos adolescentes, jovens e idosos, seus discípulos, o amor incondicional pelo espetáculo teatral. De outro, lapidar um público que se multiplicou a cada ano, disseminando cultura nas mais diversas classes sociais, formando críticos e amantes de grandes clássicos da dramaturgia mundial e grandes textos de autoria própria.

A crença na força transformadora da arte, no teatro como momento de encontro e comunhão de sonhos e ideias moveu este artista único. Único porque José Luiz Ribeiro encenou seu primeiro espetáculo teatral, “Brasil, Espaço 63”, aos 21 anos, em 1963, com mais de 100 atores em cena, e nunca mais parou. Único porque, de lá para cá, José Luiz produziu e dirigiu 239 espetáculos, escreveu mais de 137 peças teatrais, formou centenas de atrizes e atores, recebeu dezenas de prêmios por seu trabalho e encena, até hoje, mais de 120 apresentações, entre adultas e infantis, por ano.

O mergulho nesta história, fartamente ilustrada a partir de um significativo acervo fotográfico, começa antes da criação daquela que viria a ser a “marca” mais conhecida de Zelu (como também é chamado): o Grupo Divulgação. O livro conta a história da formação cultural do menino, filho de imigrantes portugueses, que nasceu em Juiz de Fora. Passeia pela saudosa FAFILE (Faculdade de Filosofia e Letras), onde José Luiz cursou Jornalismo e conheceu sua companheira de toda vida: Maria Lúcia Campanha da Rocha. Retrata o momento cultural e político efervescente dos anos 60, com o Teatro Universitário, os movimentos artísticos e o embate com a Ditadura e contra a Censura.

Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), instituição que apoiou a produção do livro, José Luiz ajudou a transformar o antigo casarão da Faculdade de Direito em Forum da Cultura, “casa” do Grupo Divulgação e dos sonhos de Zelu e um bando de idealistas. O livro conta – e mostra, com belas imagens – esta história.

“José Luiz Ribeiro: 50 ANOS DE TEATRO” relembra episódios memoráveis como a excursão pelo Rio São Francisco, na Barca da Cultura, ou a encenação de “Diário de um Louco”, de Gogol, que recebeu vários cortes da Censura e levou José Luiz a tapar a boca do personagem principal com um lenço branco, nos momentos de suas falas censuradas, como forma de denúncia.

Com texto de apresentação de Jota Dangelo, expoente do teatro mineiro, o livro escolheu um caminho narrativo que tem as imagens como fio condutor da história, costuradas por textos de José Luiz, que oferecem ao leitor a oportunidade de compreender e se apaixonar pela incrível aventura deste homem de teatro.

Um projeto de Iêda Alcântara e Osvaldo Alvarenga, ex-membros do Grupo Divulgação, a publicação tem projeto gráfico de Tadeu Costa, a participação na edição dos jornalistas José Santos e Guilherme Rocha e textos de Malu Ribeiro, Márcia Falabella, Rodrigo Barbosa e Thereza de Azevedo Leite.

Um comovente registro de um dos mais belos capítulos da epopeia cultural brasileira no período – e que acontece na cidade mineira de Juiz de Fora e que por meio desta publicação tem a oportunidade de produzir encantamento em um publico ainda maior.