Fechar menu lateral

Exposição de painéis marca a comemoração dos 50 anos de teatro de José Luiz Ribeiro

Há 50 anos, José Luiz vive  uma história de amor e devoção pelas artes cênicas, sempre  com o compromisso de levar o teatro a todo tipo de público.

Há 50 anos, José Luiz vive uma história de amor e devoção pelas artes cênicas, sempre com o compromisso de levar o teatro a todo tipo de público.

A Galeria de Arte do Forum da Cultura recebe neste mês a exposição “José Luiz Ribeiro: 50 anos de teatro”. A mostra reúne alguns painéis fotográficos da carreira do ator, diretor e dramaturgo juiz-forano que completa neste ano, meio século de dedicação ao teatro.

Trajetória

As fotografias que compõem os painéis da mostra “José Luiz Ribeiro: 50 anos de teatro” fazem parte do livro homônimo que será lançado no próximo sábado, dia 9, às 19h, no Forum da Cultura. O livro comemorativo organizado por Iêda Alcântara, narra a trajetória teatral de José Luiz a partir de textos de ex-membros do Divulgação, amigos e nomes do teatro mineiro, como por exemplo, Jota Dangelo que assina o prefácio da publicação.

Os registros fotográficos mostram algumas personagens interpretadas por José Luiz Ribeiro. Entre os espetáculos encenados, o público poderá conferir fotos das peças “Calígula”, de Albert Camus; “O diário de um louco”, de Gogol; “O rei da vela”, de Oswald de Andrade, e “O doente imaginário”, de Molière, espetáculo que está em cartaz, no Forum da Cultura, até o dia 1º de dezembro.

As fotos em exposição foram captadas em épocas diferentes pelos fotógrafos Amado Netto, Jesualdo Castro, Reginaldo Arcuri e Tadeu Costa.

Bodas de ouro com o teatro

Há cinquenta anos atrás, em meio à efervescência cultural, ideológica e política que o Brasil vivenciava, um jovem mineiro, de 21 anos, ingressava no universo teatral. Três anos depois, em 1966, esse jovem e mais outros amigos fundaram o Grupo Divulgação (GD). De lá pra cá, os laços com o teatro foram fortalecidos, e uma história de amor e devoção pelas artes cênicas foi entrelaçada com o compromisso de levar o teatro a todo tipo de público.

O encontro com o palco e o público completa neste ano Bodas de Ouro, mas a vivacidade e o brilho nos olhos de Zé Luiz, como é chamado carinhosamente no meio artístico, permanecem como na primeira vez. Entre direção, atuação e textos escritos, José Luiz Ribeiro coleciona 245 espetáculos e 137 textos dramáticos. Somam-se ainda em sua carreira os ofícios de cenógrafo, sonoplasta, iluminotécnico, figurinista e compositor musical.

Para a diretora do Forum da Cultura e atriz do GD, Márcia Falabella, José Luiz é exemplo de dedicação, engajamento e paixão pelo teatro. “O Zé Luiz é um homem de teatro completo. Ele desenvolve várias funções dentro da prática cênica, além de ter uma bagagem cultural muito rica. Hoje em dia é difícil encontrar um profissional deste porte. É especial trabalhar ao lado dele. Sempre há o que se aprender”, ressalta Márcia que, como atriz do GD acompanha de perto há 28 anos, a trajetória de Ribeiro no palco, na produção e além dos holofotes.

Atualmente, José Luiz está em cartaz no espetáculo “O doente imaginário”, texto do dramaturgo francês, Molière. No clássico universal, Ribeiro dá vida a Argan, um velho hipocondríaco e rabugento. A exposição e a peça permanecem em cartaz até o dia 1º de dezembro, no Forum da Cultura. A mostra pode ser visitada todos dos dias das 14 às 20h30 e o espetáculo acontece às 20h30, de quarta a domingo.