Fechar menu lateral

O DOENTE IMAGINÁRIO estreia no DIVULGAÇÃO

A adaptação conta com cenário e figurino de época inspirados nos trajes e costumes da corte francesa.

A adaptação conta com cenário e figurino de época inspirados nos trajes e costumes da corte francesa.

  Comemorando o cinquentenário de teatro de José Luiz Ribeiro, o Grupo Divulgação programou o espetáculo O DOENTE IMAGINÁRIO, de Molière para a temporada de outubro/novembro, com estreia nesta quarta-feira, dia 16 de outubro. A montagem ficará em cartaz no Teatro do Fórum da Cultura, de quarta a domingo, sempre às 20h30min, até o dia 1º de dezembro.

     A volta ao grande autor clássico francês, já encenado em diversos textos pelo Divulgação, se justifica pela grande atualidade da comédia  O DOENTE IMAGINÁRIO, que trata das desventuras de um hipocondríaco explorado por diversos charlatões.

                                   Molière e o Divulgação

  Falar de Molière é falar da história do teatro e dos percalços para realizá-lo. Sua vida atribulada como diretor de uma trupe serve de ponto de partida a qualquer pessoa que queira se aventurar na loucura de fazer teatro.

  A relação de O Doente imaginário é marcada pela fatalidade do autor que tem um ataque de hemoptise no palco e vem a falecer. Com esta obra encerra-se a brilhante carreira de um gênio da comédia francesa.

 O texto é marcado pela commédia dell’arte e seus personagens são típicos da comédia de todos os tempos. O velho apalermado que se crê doente, a mulher interesseira e os amores da filha que se contrapõem aos desejos de um casamento arranjado pelo pai. A intervenção da empregada, no melhor estilo arlequinesco para dissolver a trama, amplia a intriga e resulta em boas gargalhadas.

 Para José Luiz, “reencontrar Molière é voltar os olhos para raízes cômicas do teatro e representar Argan é uma grande alegria”. O personagem se liga a outros dois, Jourdain, de O BURGUÊS FIDALGO, e Arnolfo, de ESCOLA DE MULHERES. Além destes títulos o Divulgação montou SGANARELLO, em direção de Lucas do Amaral, AS PRECIOSAS RIDÍCULAS, além de LIÇÃO DE MOLIÉRE, texto assinado por Ribeiro. 

Elenco real

    A versão contemporânea do clássico O DOENTE IMAGINÁRIO, escrita e protagonizada por Molière, há 340 anos, conta com cenário e figurino de época inspirados nos trajes e costumes da corte francesa. José Luiz interpreta Argan, um velho hipocondríaco que pretende casar a filha, a romântica Angelica, interpretada por Taysa Ferreira com o médico Doutor Tomaz Desaforo (Victor Dousseau). Porém, Angélica suspira de amores por Cleanto (Michell Costa), e tenta sutilmente convencer o pai a desistir do casamento arranjado.

   Dando tom comediante e reflexivo à trama, a empregada Tonica interpretada por Márcia Falabella, vive em conflitos com o mal humorado patrão ao questioná-lo sobre suas supostas doenças e o casamento arranjado para Angélica. No entanto, patrão e criada se unem em um plano para descobrir os reais interesses de sua família. A estratégia resulta em um desfecho que pretende surpreender o público.

  Fátima Amorim faz o papel de Beleza, a esposa interesseira de Argan e Jefferson Oliveira interpreta Beraldo, o padrinho de Angélica. Completando o elenco, Yago Navarro encena Doutor Desaforo, pai de Thomas Desaforo, Dowglas Mota encarna o Doutor Ross, médico de Argan, e Saulo Machado dá vida ao Senhor Boa Fé, o tabelião. A adaptação colore o espetáculo com uma trilha especial onde os atores cantam ao vivo suas angústias e decepções. A cenografia reflete o clima do doente imaginário que recebe suas visitas em seu quarto.