Fechar menu lateral

Com “Mundo infantil”, Divulgação comemora 40 anos de teatro para crianças

Boneco gigante, do espetáculo “A colcha do gigante” (1983) é uma das peças curiosas da exposição

Boneco gigante, do espetáculo “A colcha do gigante” (1983) é uma das peças curiosas da exposição

Para celebrar o mês da criança e os 40 anos da criação do Núcleo de Teatro Infantil, do Grupo Divulgação (GD), a Galeria de Arte, do Forum da Cultura recebe a exposição “Mundo infantil”. A mostra reúne bonecos e adereços de espetáculos infantis encenados pelo GD, ao longo de sua trajetória.

As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta, de 14 às 18h, até o dia 3 de novembro. As escolas podem agendar visitações pelo telefone 3215-3850.

Do lúdico ao imaginário

“Mundo Infantil” comemora quatro décadas de trabalhos do Núcleo de Teatro Infantil do GD. Criado em 1973 com a meta de montar espetáculos de qualidade para o público infantil, para incentivar a formação de plateia. Durante estes 40 anos foram produzidos dezenas de espetáculos de autores consagrados como Maria Clara Machado, Ilo Krugli, Zuleika Melo, dentre outros.

 A mostra faz uma viagem à imaginação das crianças, por meio de objetos que compuseram produções e caracterizaram personagens, como por exemplo, o dragão, do espetáculo “Simbita e o dragão”, de Lúcia Benedetti, encenado pelo Grupo Divulgação em 2007.

 Os visitantes poderão conferir máscaras, adereços cenográficos e bonecos gigantes confeccionados em diversas técnicas e materiais. Estão expostos acessórios que surpreenderam o público por suas proporções gigantescas como, por exemplo, a velha das ervas, da peça “Mistério das nove luas” (1996) e o gigante, do espetáculo “A colcha do gigante” (1983).

O público poderá ver ainda adereços dos espetáculos, “Guairaká” (1980), “Embarque de Noé” (1981), “Putz, a menina que buscava o sol” (1985), “Bem do seu tamanho” (1987), “Dom Chicote Mula-Manca” (1990), “O menino dos caracóis” (2003) e “Bicho, sim; Bicho, não” (2005).

Ao passear pela exposição, crianças e adultos poderão observar que, a disposição das peças proporciona a sensação de estar num reino encantado, por meio de uma viagem ao mundo da ficção, uma vez que, a montagem relembra um cenário de desenho animado.