Fechar menu lateral

Programas em mostra celebram o teatro

Capa do programa do espetáculo “A ópera do malandro”, de Chico Buarque.

Capa do programa do espetáculo “A ópera do malandro”, de Chico Buarque.

A Galeria de Arte, do Forum da Cultura, recebe neste mês, a mostra “Programas de teatro”. A exposição que fica em cartaz até o dia 29 de setembro, reúne capas de programas de espetáculos brasileiros e internacionais.

O público poderá conferir a mostra, de segunda à sexta-feira, das 14 às 18h. A entrada é gratuita. 

Viagem ao universo teatral 

Os programas são publicações gráficas que contam um pouco da história de um determinado espetáculo por meio de fotos, ilustrações e depoimentos do autor, diretor e dos atores, além de trazer a ficha técnica do elenco. Eles podem ser vendidos ou oferecidos gratuitamente ao público, antes da apresentação teatral. Além de informativos, os programas servem como lembrança do espectador teatral; e muitos os colecionam como souvenir dos espetáculos assistidos.

“Programas de Teatro” convida o visitante a fazer uma viagem em diferentes épocas, através de clássicos do teatro que marcaram gerações, e ainda emocionam o público. Espetáculos de autores consagrados universalmente, como por exemplo, William Shakespeare e Sófocles dividem espaço com a obra de um dos grandes dramaturgos brasileiro, Nelson Rodrigues.

A mostra traz as capas de programas das peças teatrais “Antígona” e “Édipo – Rei”, obras de Sófocles, um dos mais importantes trágicos gregos.  De Shakespeare têm os clássicos “Romeu e Julieta”, dirigido por Antunes Filho, e “Rei Lear”, interpretado por Sérgio Brito, além de “Otelo”, na clássica montagem de Paulo Autran, Tônia Carreiro e Adolfo Celli, uma trama que aborda relações de amor, ciúme e ódio em seus personagens. Sobre o dramaturgo Nelson Rodrigues, a exposição reúne capas de programas dos espetáculos: “O eterno retorno” e “Nelson 2 Rodrigues” dirigidas por Antunes Filho

Da Broadway, a exposição apresenta programas de espetáculos campeões de público e crítica. Um deles é o “Cats”; o musical que estreou em Londres, em 1981 teve na Broadway sua consagração após permanecer por 18 anos em cartaz. A obra já foi assistida por mais de 50 milhões de espectadores em 45 mil apresentações. O público poderá conferir também os programas dos musicais “Hair”, “Les Misérables” (Os Miseráveis), “Titanic”, “Miss Saigon” e “My Fair Lady”(Minha querida dama), que reuniu no elenco da versão encenada no Brasil, na década de 1960, dois grandes nomes do teatro brasileiro, Bibi Ferreira e Paulo Autran.

Representando as produções brasileiras temos, ainda, “A ópera do malandro”, de Chico Buarque e o musical “A estrela Dalva”, estrelado pela atriz Marília Pêra.

Do sagrado ao profano 

As passagens bíblicas que envolvem a história de Jesus Cristo, também são abordadas na exposição. O visitante poderá conferir a capa do programa “Paixão de Cristo”, espetáculo tradicional encenado durante a Semana Santa, na fazenda Nova Jerusalém, em Pernambuco. Ainda neste tema temos “A rua da amargura, 14 passos lacrimosos sobre a vida de Jesus”, uma adaptação de Arlindo Barros, a partir do texto de Eduardo Garrido “Mártir do Calvário” e foi encenada pela companhia mineira, Grupo Galpão.

A exposição também abre espaço para reflexões de temas que ainda são tratados como tabus na atual sociedade. No espetáculo “Bent”, de Martin Sherman, a homossexualidade e o preconceito são abordados de forma corajosa e denunciadora. A trama, ambientada em 1934, relata a aflição e o sofrimento dos homossexuais com a perseguição dos soldados nazistas, durante a ditadura de Hitler.

“Navalha na carne”, de Plínio Marcos, contou com uma montagem memorável que reuniu no mesmo elenco, Tônia Carreiro, Nélson Xavier e Emiliano de Queiroz. A mostra percorre pontualmente a história recente do teatro brasileiro no século passado e seu desenvolvimento na atualidade.