Julho é mês de férias e este período sugere viagem. Para resgatar esse evento, o Forum da Cultura, da UFJF, programou “Lembranças de Viagem”, no Museu de Cultura Popular, juntando numa mostra pequenas peças que são objeto de consumo de turistas, como recordação de cidades visitadas.
A exposição é uma volta ao mundo em apenas 8 minutos, onde os visitantes poderão apreciar pequenas lembranças trazidas de diversos países, como Inglaterra, França, Espanha, entre outros.
Composta por 120 peças que representam a memória cultural de outras localidades, a mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 02 de agosto. A entrada é gratuita.
Uma viagem através da imaginação
Circular pela exposição “Lembranças de Viagem” oportuniza aos visitantes um passeio imaginário por alguns dos lugares visitados pelos turistas, ao observar pequenas e simbólicas recordações, que retratam determinadas regiões.
Uma expositora mostra chaveiros, ímãs de geladeira, objetos de devoção, como medalhinha de Santo Antônio de Pádua e a Mariosca russa. Num grande mosaico, o visitante poderá se deslocar num piscar de olhos, pela França, Itália, Rússia e Espanha. Pequenas placas, em verde e azul, com nomes de locais parisienses, placas da Broadway e das cabines telefônicas londrinas, lembram sua fonte de inspiração original.
O espaço dedicado à França apresenta como destaques a soberania da Torre Eiffel e um busto de Molière, o grande dramaturgo francês. A Inglaterra traz como anfitrião a imagem de Henrique VIII, pai da Rainha Elizabeth I, passando pela figura de Shakespeare e fechando com representações dos guardas da rainha, dos pequenos canhões, da Ponte de Londres e do Big Bem.
A Espanha é representada pelo busto de Miguel de Cervantes e a sua criação, o personagem Dom Quijote de La Mancha, além dos leques das espanholas, a Porta de Alcajar e a Giralda, de Sevilha.
Um destaque especial é dado aos globos de água com a representação da neve, marcando os principais destaques das cidades lembradas, Paris, New York, Veneza e Amsterdã. Uma coleção de cinzeiros e outra de pequenos copos marcam a preferência dos colecionadores que viajam. Um fantoche de vara, em formato pequeno reproduz a Ilha de Bali. As culturas, oriental e alemã também aparecem representadas.
O Brasil é homenageado com a estatuária de uma baiana, em verde e amarelo, as famosas garrafas com desenhos em areia e os tradicionais boizinhos do Bumba-Meu-Boi.
A Itália é marcada por Veneza representada pelo chapéu de veneziano, cartões postais e o Leão de São Marcos. Roma é lembrada pelo Coliseu e Florença pelo Davi de Michelangelo. Visitar a exposição é estar em contato com pequenos objetos que, além de exibir um trabalho artístico proveniente dos quatro cantos do mundo, revelam influências multiculturais.