Fechar menu lateral

Núcleo de Terceira Idade homenageia Vinícius de Moraes

 “O Poeta da Paixão” é encenado no Fórum da Cultura, de quarta a domingo, a partir do dia 03 de Julho

    

Espetáculo reúne um repertório poético e musical sustentado pelas poesias, textos e composições de Vinícius de Moraes

Espetáculo reúne um repertório poético e musical sustentado pelas poesias, textos e composições de Vinícius de Moraes

    ‘Seu nome cantemos em verso e em prosa, pois tua vida é uma linda canção de amor’. A proposta, seguida à risca pelo Núcleo de Terceira Idade do Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação concretiza-se na estreia da peça “O Poeta da Paixão”, de José Luiz Ribeiro, num espetáculo que homenageia o centenário de nascimento de Vinícius de Moraes. 

“O Poeta da Paixão” reúne um repertório poético e musical consagrado e imortalizado pelo tempo. O universo de Vinicius é percorrido através de personagens que hora apresentam-se de forma dramática e em outras de forma épica. Para o Grupo de Terceira idade o espetáculo foi um grande resgate da memória do país percorrida a partir da vivência do poeta.

Através do roteiro, a vida de Vinícius de Moraes é apresentada de forma encantadora, sustentado pelas poesias, textos e composições do poeta. A biografia romântica de um dos maiores poetas brasileiros, ganha vida nos palcos do Forum da Cultura numa montagem que promete emocionar a plateia com sensibilidade e lirismo. 

A estrutura do espetáculo nos traz à cena as vizinhas de Vinícius de Moraes para contar da casa onde o artista nasceu e das casas que ele morou. As professoras que narram a vida de “Vinicinho” na escola. Também emerge desse passado biográfico, a catequista que preparou a primeira comunhão do menino poeta. A peça segue este percurso que entremeia “fatos da vida de Vinícius e acontecimentos do tempo que viveu” salienta o diretor do espetáculo, José Luiz Ribeiro, para quem, Vinícius de Moraes foi um “observador de seu tempo”.

No palco, vinte e cinco integrantes do Workshop de Interpretação para Terceira Idade, que pautam o trabalho no resgate da autoestima e valores sociais, através do exercício da memória. Os ensaios, que acontecem semanalmente, envolvem atividades de integração do grupo, afetação comportamental e conhecimento da cultura teatral através das aulas de interpretação, memorização, improvisação e dos estudos de textos.

“O Poeta da Paixão” revela-se mais do que uma homenagem, um tributo à vida, à obra e à história de Vinícius de Moraes. Uma vez mais, a poesia entra em cena na trajetória desse núcleo que, ao longo de seus dezenove anos de existência, já cantou em verso e prosa Adélia Prado, Cecília Meirelles, Federico García Lorca, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado e Mario Quintana.