Fechar menu lateral

Forum da Cultura expõe “Traços”, de Adalton de Carvalho.

 

 

 

A Galeria de Arte, do Forum da Cultura, da UFJF, está recebendo o público para a mostra “Traços”, de Adalton de Carvalho. Composta por 16 quadros, com destaque para a ilustração criada para “O Senhor dos Papéis”, a exposição resgata o trabalho do artista, mostrando sua versatilidade no tratamento dos temas representados, captados em sete montagens teatrais de peças infantis do Grupo Divulgação, ao longo de seus 50 anos de história.

As obras de Adalton foram publicadas nas Revistas-Programas como álbum para colorir, gerando uma atividade de integração na lembrança do espetáculo.  Adalton é artista plástico, professor de desenho e pintura, compositor e músico que atua há 40 anos no panorama artístico de Juiz de Fora.

A mostra está programada até o dia 05 de maio, de segunda à domingo, das 14 às 18 horas. A entrada é franca.

Ilustrações Infantis

Desde a criação do núcleo de teatro infantil do Grupo Divulgação, em 1973, os espetáculos passaram ter o apoio da Revista-Programa onde eram publicadas as letras das músicas e desenhos ilustrativos de cenas da peça. Adalton ilustrou vários desses programas. As histórias são mostradas como um álbum de colorir, fazendo com que as crianças guardem a lembrança da experiência vivida no palco.

Seguindo uma ordem cronológica dos espetáculos, a mostra traz ilustrações de “Sonho Pirata” (1988), “Passa, Passa Assombração” (1989), “O Rouxinol do Pescador” (1991), “Estórias pra Boi Dormir” (1993), “O Carteiro do Rei” (1994) e “O Mistério das Nove Luas” (1996), desenhadas pelo artista juizforano.

O grande destaque está no tratamento da obra no estilo dos Mangá, que mostra cenas da nova peça infanto-juvenil “O Senhor dos Papéis”, de José Luiz Ribeiro, em cartaz até o final de maio.

O artista declara que, os desenhos em “O Senhor dos Papéis” são bem diferentes dos anteriores, tecnicamente falando, pois a sua arte deixou de ser totalmente artesanal e passou a utilizar ferramentas oferecidas pelas novas tecnologias gráficas. “Antigamente, eu fazia arte com o auxílio de um lápis e nanquim. Hoje, tenho mais facilidade, pois, conto com a ajuda dos recursos oferecidos pelas artes gráficas e programas como Photoshop. Desenho à mão e depois finalizo no computador”.

Segundo Adalton, “expor seu trabalho no Forum da Cultura, é como fazer parte do Grupo Divulgação, relembrando os oito anos em que participou de ensaios e também deu assistência ao grupo”. Além disso, ele destaca seu enorme respeito pelo grupo e seus componentes antigos, com os quais conviveu por muito tempo, criando laços de amizade. “O Forum é um lugar onde tenho amigos e prazer em ver meu trabalho exposto”. Para ele, a exposição representa a evolução de seus traços como artista plástico e o estreitamento de seus laços com o Grupo Divulgação.