Fechar menu lateral

Forum da Cultura abre exposição “Cultura Indígena”

 

 

 

Estatuária em cerâmica, procedente da Ilha de Marajó (PA), representando uma índia em trabalho de parto

Para celebrar o Dia do Índio, o Forum da Cultura, da UFJF, expõe durante o mês de abril a mostra “Cultura Indígena”, no Museu de Cultura Popular (MCP). A exposição traz variados objetos da cultura indígena tais como instrumentos de pesca, de caça, utensílios para o cotidiano e adereços de adorno, utilizados nas tribos para atender às suas necessidades diárias, facilitar a sobrevivência e adorná-los para seus cerimoniais.

A visitação poderá ser feita até o dia 28, de segunda à domingo, das 14 às 18 horas. A entrada é franca.

Resgate Cultural

Reunindo 43 peças de diversas regiões do Brasil, como Amazonas, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Pará, a exposição propõe um resgate da cultura dos povos da floresta.

A exposição permite aos visitantes o contato com o artesanato de diversas tribos. São objetos fabricados e utilizados pelo índio no dia-a-dia, como cocar, arco e flecha, cuia, canoas, coroas, além de outros materiais de caça e pesca.

Entre as curiosidades temos uma réplica, em miniatura, reproduzindo uma urna funerária, servindo para o enterro dos mortos nas cerimônias de luto. Existe ainda, em estatuária, a representação de uma índia em trabalho de parto, ajudada por duas parteiras.

As tribos Tapirapé e Rickbatsa, nativas da região do Mato Grosso e Pataxó, naturais da região de Maxacali, localizada no norte de Minas Gerais estão representadas por diversas peças artesanais confeccionadas em materiais diversos, como madeira, fibras, penas, cerâmica, bambu e linha, cabaças e cipó. As peças expostas atestam a criatividade e riqueza do artesanato do índio brasileiro.