Fechar menu lateral

Grupo Divulgação inicia temporada de “O Senhor dos Papéis”

 

 

Espetáculo fala de valores como generosidade, justiça e respeito humano

 

O Grupo Divulgação apresenta no dia 6 de abril o musical infanto-juvenil “O Senhor dos Papéis”, de José Luiz Ribeiro. A temporada está programada para os meses de abril e maio, aos sábados e domingos, às 16h45min, no Forum da Cultura. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3215-3850.

Com nove atores em cena e música ao vivo a peça tem início com o preparativo das crianças da aldeia para a chegada do Outono, um personagem bonachão acompanhado por um pequeno bode. A brincadeira começa quando o visitante distribui papéis para serem vividos na brincadeira. A partir daí, os meninos passam a representar três histórias: a do coitado Jeremias, um agricultor abençoado por Deus e explorado por um patrão sem escrúpulos; a da Maga que traz porquinhos da sorte e do menino Zico que, conseguindo vencer dois cavaleiros, se torna o rei Arthur com a ajuda de Merlim.

Para José Luiz, autor do texto e das músicas, a montagem “está revestida de encantamento e tem sabor de comemoração do seu cinquentenário de teatro”. Teatro é uma brincadeira e os atores conseguem imprimir um ritmo alegre, próprio da brincadeira infantil. Para Márcia Falabella, veterana do Divulgação “a experiência do teatro infantil dá um mote especial para o ator se reciclar e descobrir no olho da criança um brilho de encantamento”.

Ambientado em três tempos, a história passa pela antiguidade, idade-média e um tempo anacrônico onde está situada a aldeia que tem uma árvore de onde os meninos avistam a estrada do fim do mundo. Na antiguidade vive o agricultor Jeremias que recebe a benção de Deus e passa a distribuir um feijão mágico que se multiplica na panela, o que provoca inveja dos comerciantes que tentam prejudicá-lo. Porém, com a proteção divina ele escapa dos ardis dos vilões.  Na Idade Média, surge um menino que, de passagem pela fonte da aldeia, descobre uma espada destinada ao rei da Inglaterra. No terceiro tempo, surge a Maga que distribui porquinhos mágicos que trazem conselhos para a criançada. Depois de brincar, vivendo os personagens das três histórias, as crianças se despedem do Outono e se preparam para a chegada do inverno. De forma lúdica, o espetáculo fala sobre generosidade, justiça e respeito humano.

“O Senhor dos Papéis” tem direção de José Luiz Ribeiro e no elenco estão os atores Márcia Falabella, Hugo Dutra, Fátima Amorim, Yago Navarro, Taysa Ferreira, Saulo Machado, Victor Dousseau, Michell Costa e Jefferson Oliveira. Os arranjos musicais são de Hugo Dutra e Taysa Ferreira.