Fechar menu lateral

Forum da Cultura abre mostra, representando as profissões.

 

Das profissões mais antigas às mais modernas, a exposição faz uma homenagem a todos os setores trabalhistas

 

O Fórum da Cultura, da UFJF, programou para o mês de março um tributo ao trabalhador brasileiro retratado pela cultura popular. Com mais de 60 obras em estatutária do Brasil inteiro a mostra “Profissões” poderá ser vista até o dia 31, de segunda a sexta feira, das l4 às 18 horas, com entrada gratuita.

A mostra

A cultura brasileira, representada através dos mais diversos profissionais, assinala, nesta mostra, um mergulho no cotidiano a partir do olhar do artesão. Utilizando barro, terracota, madeira e argila os artista criam lavradores, pescadores, tarefeiros ou, ainda, representam as profissões liberais como jornalistas, advogados, dentistas e médicos.

O caçador acuado pela onça, figura típica do cordel, está representado com sua espingarda. A exposição é uma homenagem a todas as profissões neste mês de março que assinala no dia 19 de março, dia de S. José, um santo profissional da carpintaria, também evocado como S. José Operário. As obras retratam desde o simples trabalhador do meio rural, onde encontramos o lenhador, o agricultor, o pescador. A exposição apresenta uma variedade de afazeres profissionais caseiros ou não, e, de certa forma, divide as tarefas femininas e masculinas. Quanto às femininas, destacam-se aquelas julgadas durante muito tempo como caseiras que são costureira, cozinheira, rendeira, passadeira, além de outras.

Chama a atenção, alguns artigos relacionados às profissões expostas, como barcos, utensílios de pescaria, gabinete odontológico, animais e uma miniatura de um fogão à lenha. De diversas origens, como Pernambuco, Alagoas e Florianópolis, as peças artesanais são feitas de diferentes materiais por diversos autores.

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112

Telefone: (32) 3215-3850