Com Jorge Amado e Caymmi Grupo Divulgação comemora 18 anos da Terceira Idade

Elenco da terceira idade no espetáculo Jorge e Caymmi, Amados da Bahia.

O núcleo de Terceira Idade, do Grupo Divulgação, inicia no dia 28, com a estreia de Jorge e Caymmi, Amados da Bahia, as comemorações dos dezoito anos do projeto de extensão da UFJF, Workshop de Interpretação para a Terceira Idade. Junto com o espetáculo será inaugurada na Galeria de Arte a mostra Maior Idade, Melhor Idade que, através de 18 painéis fotográficos, resgata a memória do projeto com imagens de suas produções.

O espetáculo

Anualmente, o núcleo de terceira idade do Grupo Divulgação apresenta dois espetáculos. No primeiro semestre foi apresentado Drummoniana, uma prospecção na obra do poeta Carlos Drummond de Andrade. Para encerramento de 2012, foi programado um espetáculo que assinala o centenário de Jorge Amado em 2012 e de Dorival Caymmi, em 2013.

Vida e obra dos dois amigos baianos se fundem no texto roteirizado por José Luiz Ribeiro. A evocação da Bahia como tema da literatura de Amado e, também, nas canções de Caymmi fornece um roteiro de viagem ao espectador e possibilitou ao elenco um passeio pela cultura baiana.

São 21 atrizes e dois atores interpretando personagens de Amado ou narrando momentos do Acadêmico que foi o deputado mais votado em S. Paulo e depois perseguido pela ditadura de Vargas. A amizade com Dorival Caymmi é pontuada por palavras do escritor e selada com canções que povoaram a era do rádio e se converteram em clássicos da MPB.

A cenografia, iluminação e direção são de José Luiz Ribeiro, os figurinos de Malu Ribeiro, a preparação vocal e assistência de direção de Márcia Falabella, a iluminotécnica de Daniel Machado e a sonotécnica de Vitor Dousseau.

O espetáculo estreia no dia 28 de novembro e vai até domingo, dia 02 de dezembro, sempre às 20h30.

A mostra

A exposição cobre, iconograficamente, os dezoito anos de realização do projeto.  A primeira peça montada “Minha sogra é da polícia”, de Gastão Tojeiro, inicia a trajetória que conta com mais de vinte montagens fotografadas e que fazem parte do memorial do núcleo. Cada ano marcado por uma epígrafe especial dá ao visitante o sabor destes anos vividos com intensidade pelo núcleo. São jovens de mais de 60 anos que encontraram no teatro um sabor especial de viver a vida de forma alegre e descontraída.

O evento traça um painel que mostra a variedade dos temas e estéticas que configuram o espírito da pesquisa e o resgate da memória que este núcleo representa para a cultura juizforana. A mostra ficará exposta até 30 de dezembro.

O projeto

Criado dentro de uma metodologia própria o projeto de extensão Workshop de Interpretação para a Terceira Idade nasceu da necessidade de complementação do curso destinado a idosos. Em 1994, atendendo ao desejo de alunos emergentes do programa Universidade com a Terceira Idade, o Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação deu início a uma série de ações que culminaram na montagem de Minha sogra é da polícia”, de Gastão Tojeiro.  No ano seguinte montou-se Versos e Cantigas, de José Luiz Ribeiro, que passou a ser dramaturgo do grupo devido ao alto número de atores e a necessidade de falar sobre assuntos que fascinassem o grupo.

Existe um cuidado especial com o aprendizado dos participantes e de sua integração como núcleo social. O teatro, como arte tribal, possibilita aos integrantes do grupo um exercício de cidadania que contribui para a saúde do idoso com trabalhos de integração e solidariedade. Assim, a cada semestre o núcleo mergulha em temas que despertam a emoção e aprimoram a sensibilidade, como nos versos de Cecília Meirelles, Fernando Pessoa ou Adélia Prado, dentre outros.

A comedia está presente em espetáculos como A trambiqueira do Itapiru, Geringonça Tour, Rádio Mulher, Viva o Zé Pereira, Sassaricando e Hospital SOS, despertando o riso e aplausos calorosos. Na vertente de espetáculos de memória estão os textos I Love you juju, que conta a história de Juiz de Fora, Fados e Desgarradas, uma homenagem a Portugal, Alô, Alô quem fala? , contando a história do telefone.

Existem, ainda, espetáculos comemorativos como Canto por Federico, sobre a obra do poeta espanhol Federico Garcia Lorca, Cantando Cecília, sobre a obra de Cecília Meirelles, e Versos do guardador de rebanhos, de Alberto Caiero.

Aprimorando a sensibilidade e aumentando a expressividade, o trabalho com a terceira idade permite experiências renovadoras aos participantes deste projeto que comemora, orgulhosamente dezoito anos, considerado pioneiro e paradigma para outras ações no gênero.