Fechar menu lateral

Retratos do Forum

 

Óleo sobre tela do artista Dnar Rocha

Assinalando os 40 anos da inauguração do Teatro do Forum da Cultura, a Galeria de Arte expõe obras de oito artistas plásticos que elegeram a arquitetura da casa como tema para suas telas.  São visões diferentes que caracterizam pontos de vista de sensibilidade e técnica diversificada.

Esta filtragem permite retratos do edifício do Forum, um casarão dos anos vinte, cheio de requinte motivado pela construção destinada a ser residência de Clóvis Mascarenhas, filho Bernardo Mascarenhas, um capitão de indústria que deixou sua marca na história de Juiz de Fora.

O público pode conferir a diversidade de linguagens e técnicas aplicadas ao tema. São óleos sobre tela, óleo sobre cartão, acrílica sobre tela e aquarela mostrando a escolha de cada artista como suporte de sua expressividade.

Assim, temos representações no estilo clássico, no trabalho de Nila Abranches e Josemir Eustáquio, gótico na obra de Mª Gabriela Migueleto, e Naif, na obra Sebastião Silveira Neto. Existem, ainda, trabalhos assinados por Dnar Rocha, Petrillo, Carmem Stroppa e Maria das Dores Tasca.

A mostra poderá ser visitada até o dia 25 de novembro, de terça a domingo, das 14h às 20h30, no Forum da Cultura, à Rua Santo Antônio, 1112.

 

O tema

Criado em 1971, pelo Reitor Gilson Salomão a inauguração do teatro acontece no ano seguinte, em agosto de 1972, com a encenação de A MORTA, de Oswald de Andrade, montada pelo Grupo Divulgação.

Durante estes quarenta anos o Forum tem abrigado vários projetos de extensão, e realizado um trabalho de inclusão e cidadania. O Museu de Cultura Popular tem mostras mensais e o teatro uma programação intensa desenvolvida pelos vários núcleos do Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação. Sob a direção da professora Márcia Falabella a casa está aguardando uma reforma que visa dar ao público melhores condições de conforto e acessibilidade.