Fechar menu lateral

Mês da criança no Forum da Cultura

Ilustração do espetáculo 'O rei de quase tudo', por Eliardo França

Dentro das comemorações do mês da criança, a Galeria de Arte do Forum da Cultura está expondo obras de 11 ilustradores que durante quatro décadas ilustraram os programas dos espetáculos infantis montados pelo Grupo Divulgação.

O evento fica em cartaz durante o mês de outubro e se associa à programação que terá a 23ª mostra de brinquedos no Museu de Cultura Popular e a apresentação do musical infantil ‘Cadê?’ aos sábados e domingos, às 16h45.

Ilustrações Infantis

Desde a criação do núcleo de teatro infantil do Grupo Divulgação, em 1973, a efemeridade do espetáculo se contrapõe à impressão de programas. O espetáculo passou a ser fixado em ilustrações de artistas que ligaram sua obra à narrativa espetacular. Assim, a criança guardou no álbum de colorir a lembrança da experiência vivida no palco.

A presente mostra tem início com as ilustrações do programa de “A onça de asas”, de Walmir Ayala, assinada por José Luiz Rodrigues, em 1973, e prossegue com mais 83 ilustrações. Das dezenas de montagens de espetáculos, foram selecionados 16 que têm a assinatura de: José Augusto Neto, Marcius Martins, Adalton de Carvalho, Antônio Walter Senna Junior, Alessandro Corrêa, Eliardo França, Cenir de Moura, Thiago Berzoini e Douglas Zimmermann.

Dos anos 70 à atualidade, a mostra detecta a criatividade destes ilustradores, seus traços e sua percepção dos personagens representados. Trabalhando a partir de uma storyline, os artistas documentam cenas ou recriam em seu imaginário a história vivida no palco.