Fechar menu lateral

Setembro “É primavera” no Forum da Cultura

Pavões misteriosos, corujas agourentas e galos da madrugada se juntam para representar o imaginário popular criado em peças artesanais celebrando a entrada da primavera dentro dos rituais de renovação da natureza.

É primavera” é a exposição de setembro do Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura. Oitenta e duas peças representando pássaros brasileiros assinalam a chegada da estação que renova a natureza. A mostra fica aberta até 30 de setembro e a visitação é gratuita.

A mostra

 

A mostra reúne uma diversificada gama de estatuinhas representando pavões, corujas, dentre outros pássaros. As obras são executadas em diversos materiais indo da cerâmica passando pelo barro e, curiosamente, existe uma peça feita com estrume. A procedência é múltipla e tem origem em vários lugares como Araçuaí (MG), Guarapari (ES), Recife (PE), Guaratinguetá (SP), Estocolmo (Suécia), entre outros.

A figura do pavão cantada no cordel como “Pavão Misterioso” recebe um tratamento especial por parte dos artistas populares devido à coloração de sua plumagem e o uso da exibição das plumas assemelhando-se a um leque aparece nos rituais de acasalamento.

Outro destaque da mostra é a quantidade de representações da coruja. Este animal que simboliza, na cultura grega, a deusa da sabedoria está envolvido no imaginário brasileiro e seus hábitos noturnos apresentam-se como instrumentalização de agouro.

As aves domésticas constituem um terceiro núcleo e sua imagem se nos apresenta como um retrato do cotidiano na zona rural. A galinha chocando os seus pintinhos, o peru emplumado e os galos de briga são objetos de inspiração de diversos artistas populares.