Brazil encerra Mergulhão Teatral

Alunos do Mergulhão Teatral ensaiam o espetáculo 'Brazil'

‘Brazil’, uma investigação bem humorada da política brasileira e de suas estruturas, é o espetáculo de encerramento do Mergulhão Teatral que será apresentado no dia 31 de agosto, às 20h30, no Forum da Cultura. A entrada é gratuita.

Querelas do Brasil

O espetáculo faz referência à música ‘Querelas do Brasil’, de Maurício Tapajós e Aldir Blanc, grande sucesso imortalizado na voz de Elis Regina. ‘Brazil’ é uma colagem de diversos temas que diz respeito à cena política nacional e possibilita aos participantes do curso, especialmente para os jovens universitários, uma visão de como foi o processo de colonização e do subdesenvolvimento do país.

A peça também faz referência a dois clássicos da literatura mundial: à estória infantil ‘Alice no País da Maravilhas’ e à ‘Morte e Vida Severina’, do escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto. Para o diretor do Grupo Divulgação, José Luiz Ribeiro, esse espetáculo de encerramento possui uma “característica muito especial é que propor uma repescagem de coisas importantes que não fazem parte da vivência de muitas das pessoas que estão participando da turma desse semestre”.

O Mergulhão

O Mergulhão Teatral é um curso oferecido pelo Grupo Divulgação e é direcionado a universitários e adultos. “A gente possibilita a estudantes e a algumas pessoas da comunidade a possibilidade de ter uma experiência com teatro que nós chamamos de mergulhão teatral”, explica o diretor.

A cada semestre, são escolhidos temas diferentes para serem trabalhados pelos alunos em uma encenação. A representação teatral é organizada em duas estruturas: uma épica e outra dialógica que seria o segmento mais dramático, permitindo que os alunos tenham uma experiência através da cultura brasileira.

Com o tema da política nacional, tendo como mote as eleições deste ano, o espetáculo permite que se discuta, por exemplo, qual a função de um vereador. “Essa brincadeira toda tem um fundo de conscientização que é um dos instrumentos de trabalho do teatro. Esse tipo de montagem faz parte do trabalho do Grupo Divulgação nesses 46 anos de atividades”, afirma José Luiz.