Fechar menu lateral

Exposição homenageia Mestre Vitalino

Agricultor com moranga e lenha é uma das peças em exposição

A exposição ‘Vitalino e cia.’ está em cartaz no Museu de Cultura Popular no Forum da Cultura. A mostra homenageia Mestre Vitalino, considerado o maior ceramista popular do Brasil, e fica aberta à visitação até o dia 29 de julho, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. A entrada é gratuita.

Vitalino e cia.’ apresenta 37 peças que retratam tipos humanos como cangaceiros, músicos, agricultores, retirantes, entre outros. A mostra não possui peças confeccionadas por Mestre Vitalino, e sim exemplares de diversos artistas que se inspiraram na obra do ceramista.

A importância de Vitalino está em ser um paradigma para os ceramistas brasileiros. O reconhecimento de sua obra gerou muitos seguidores e a Feira de Caruaru passa a ter uma representação tanto em obras em barro cozido como em obras policrômicas.

Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino, teve influência da mãe artesã para fazer a sua arte de registrar a cultura nordestina e toda história de um povo. Cangaceiros, diversas vezes, personificados em Lampião e Maria Bonita, grupos de retirantes, cenas de vaquejadas, entre outros, foram eternizados pelas mãos do ceramista.

A obra de Mestre Vitalino passa a ter visibilidade em 1947 quando integra a 1ª Exposição de Cerâmica Pernambucana, organizada pelo desenhista e educador Augusto Rodrigues, no Rio de Janeiro. Atualmente, suas peças podem ser vistas no Museu do Louvre, em Paris; no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro; no Museu do Homem do Nordeste, em Recife; no Museu do Barro, em Caruaru, entre outros.