A exposição ‘Túnel do tempo: mergulho no Divulgação’ resgata os 46 anos de atividades, completos no dia 7 de julho, do Grupo Divulgação está em cartaz na Galeria de Arte, do Forum da Cultura. A mostra fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, até o dia 29 de julho. A entrada é gratuita.
A exposição é composta por 58 fotografias que fazem uma retrospectiva, por décadas, dos espetáculos encenados pela companhia teatral ao longo de sua história. Segundo o diretor e fundador do GD, José Luiz Ribeiro, foi muito difícil escolher apenas algumas fotos dentre as mais de 180 peças montadas. “Nós fizemos uma seleção para mostrar pontos significativos e pontuar a história do Divulgação”, comenta.
As fotos expostas representam momentos de relevância para a história do grupo, outras são de importância afetiva e outras ainda, possuem um caráter documental. “Não podemos deixar de colocar ‘Seis personagens à procura de um autor’ (1973), de Pirandello, porque foi um momento de explosão do grupo a nível nacional. Ganhamos, praticamente, todos os prêmios do Festival de Inverno. Também não podemos deixar de fora, a peça ‘Essa noite se improvisa’ (1984), de Pirandello, selecionada entre as dez melhores do ano no eixo Rio – São Paulo, e assim por diante”, afirma o diretor.
O diretor, ainda, explica que desde 1968 os espetáculos da companhia eram acompanhados por exposições que tratavam sobre o autor da peça montada e sobre assuntos relacionados ao espetáculo. Em março, mês em que acontece o Seminário ‘Os Caminhos do Teatro’, há a mostra de maquetes que faz um resgate dos cenários de peças encenadas pelo grupo. O aniversário do GD, comemorado no dia 7 de julho, será festejado, também, com a apresentação de dois espetáculos, nesse mesmo dia, feitos pelo núcleo de terceira idade e pelo de adolescentes.