Fechar menu lateral

Mostra celebra as festas joaninas e juninas

Peça que representa casal de noivos pode ser vista na mostra

A exposição ‘Ele não sabe que seu dia é hoje’ está em cartaz no Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, até o dia 01 de julho. A mostra celebra as tradicionais festas populares de junho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30 e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. A entrada é gratuita.

O nome da exposição remete ao centro das comemorações que é a noite de São João, a mais fria do ano. A princípio, essas festas tinham a denominação de Joaninas em homenagem ao primo de Jesus. Existia uma crença popular de que se São João acordasse no dia do seu aniversário, o mundo se acabaria. Assim, todos entoavam cantos para distrair o santo.

As festas juninas chegam ao Brasil numa tradição religiosa portuguesa e envolve outras manifestações culturais que se juntaram num sincretismo que perde sua origem. Eclética por sua própria natureza, a festa junina brasileira incorporou a dança da quadrilha francesa, a dança do pau-de-fita europeia, os fogos de artifício e os balões de inspiração chinesa.

A religiosidade portuguesa incorpora nesta festa Santo Antônio, nascido em Lisboa e protetor de moças pobres sem dotes para se casarem. O padroeiro de Juiz de Fora, abre as comemorações no dia 13 de junho, São João é celebrado no dia 24 e São Pedro encerra as festividades, no dia 29.

A exposição no Museu de Cultura Popular tem, ainda, elementos interativos em que o público poderá tirar a sorte de Santo Antônio, sabendo-se o nome do futuro consorte e as adivinhações de São João que podem traçar o destino do consulente em direção ao seu futuro casamento, viagem ou morte.

A estatuária mostra casamentos na roça, a dança do pau-de-fita, cirandas, dança do boi, os conjuntos musicais nordestinos, além da imagem dos santos padroeiros. A temática da exposição é recorrente no Museu de Cultura Popular e neste ano está em sua 13ª edição dando oportunidade aos juizforanos de mergulhar na cultura religiosa de Minas Gerais.