Fechar menu lateral

Mês de Maria é celebrado com mostra

Imagem de Nossa Senhora Aparecida confeccionada com aniagem

A exposição ‘Nossa Senhora’ que resgata as comemorações do mês de Maria está em cartaz no Museu de Cultura Popular, no Forum da Cultura. A mostra integra a 10° Semana Nacional de Museus e fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30, até 03 de junho. A entrada é gratuita.

A exposição está em sua 13° edição e reúne 33 peças que simbolizam a Mãe de Deus nas suas diversas representações de títulos e nomes que foram recebidos de acordo com suas aparições. Assim, estão expostas imagens de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, do Rosário, da Penha, da Natividade, entre outras.

‘Nossa Senhora’ apresenta obras de importantes artistas brasileiros, entre eles, o belorizontino Jorge Cruz que faz suas imagens com feições mulatas, o juizforano Jorge Kerusk que trabalha com expressivo panejamento em suas peças e ainda uma obra de Edvaldo, de Teresina, que mostra Nossa Senhora menina com sua mãe, Santana.

A diversidade está presente também nos materiais utilizados para a confecção das peças. Assim, resina, porcelana, madeira, gesso, aniagem, entre outros, foram usados para criar as várias imagens de Maria.

Segundo o diretor do Forum da Cultura, José Luiz Ribeiro, a exposição busca preservar um pouco da cultura religiosa mineira “que está desaparecendo rapidamente diante da invasão pentecostal dos evangélicos que não aceitam a Nossa Senhora como divindade. Resta-nos, então, pedir à santa mãe de Deus que nos abençoe e nos dê a paz para que esse mundo melhore”.