Fechar menu lateral

Fotógrafo comemora 30 anos de carreira

O fotógrafo carioca Márcio RM celebra 30 anos de carreira com a exposição ‘Santo Arraial’, que será inaugurada no dia 17 de abril, às 20h30, na Galeria de Arte do Forum da Cultura. A mostra fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30, até o dia 29 de abril. A entrada é gratuita.

A exposição reúne 18 fotografias que foram feitas nas festas de comemoração da Semana Santa em Tiradentes. As fotos expostas mostram desde procissões noturnas com a presença de crianças e adultos até missas celebradas em imponentes igrejas.

Na cidade histórica de Tiradentes, conhecida antigamente como Arraial Velho de Santo Antônio, as festas religiosas da Semana Santa são realizadas com a intensa participação dos moradores como pode ser verificado nas fotografias.

A mostra faz parte do projeto de mapeamento de festas populares brasileiras, chamado ‘Corte Popular’, desenvolvido por Márcio RM desde 1982. Segundo o fotógrafo, “As pessoas desconhecem as próprias celebrações dos lugares onde moram. Assim, é preciso documentar imagens do nosso povo e mostrar para estas pessoas.”

Ao fazer uma análise dos 30 anos de sua carreira, Márcio afirma que “Fotografia é a vida das pessoas, a história delas. Fotografar festa popular é preservar a história do nosso povo, do nosso país”, finaliza.