Seminário comemora o Dia Internacional do Teatro e os 40 anos do Forum da Cultura

Como comemoração ao Dia Internacional do Teatro, celebrado em 27 de março, o CET – Grupo Divulgação promove o Seminário Os Caminhos do Teatro, nos dias 31 de março e 1° de abril, com a participação de importantes nomes das artes cênicas do Brasil. Em sua 27ª edição, o evento também festeja os 40 anos de criação do Forum da Cultura. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no Forum da Cultura.

Logo após a abertura do seminário, que acontece às 10h do dia 31 de março, o professor Luiz Marfuz, ministra a palestra ‘Os caminhos da arte-educação no teatro’. Diretor teatral e dramaturgo, Marfuz recebeu, em 2009, o Prêmio Braskem do Teatro como melhor espetáculo e melhor direção pela peça Policarpo Quaresma.

Na tarde de sábado, o professor Isaac Bernat fala sobre ‘Os caminhos do ofício do ator’. Ator e diretor, Bernat é doutor em Teatro pela Unirio e leciona interpretação na UniverCidade e na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL).

No domingo, dia 1° de abril, o debate fica por conta do professor José Fernando de Azevedo que ministra a palestra ‘Os caminhos da dramaturgia contemporânea’. Azevedo é diretor e dramaturgo do Teatro de Narradores (SP) e leciona na Escola de Arte Dramática da USP (EAD-ECA/USP). Entre 2006 e 2009, ele foi co-curador do Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro e do Rumos Teatro 2011 (Itaú Cultural), além de ser um dos curadores do FIT Rio Preto em 2011.

Para encerrar a programação do seminário, entra em cena, a jornalista e pesquisadora Deolinda Vilhena com o tema ‘Os caminhos do mercado teatral’. Vilhena é doutora em Teatro e Artes do Espetáculo pela Sorbonne – Paris III e pós-doutora em Artes Cênicas pela ECA-USP. Atualmente, ela leciona na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Seminário se consolida pela persistência

Segundo o diretor e coordenador do evento, José Luiz Ribeiro, esta edição de ‘Os Caminhos do Teatro’, além de ser comemorativa do aniversário de quatro décadas do Forum da Cultura, tem como característica especial a qualidade dos quatro palestrantes. “Normalmente trazemos convidados do Rio, São Paulo e Belo Horizonte, mas, dessa vez, variamos na seleção dos conferencistas e traremos dois da Bahia”, afirma.

Ribeiro acredita que a persistência é um dos fatores responsáveis pela consolidação do seminário que, desde sua primeira edição em 1983, já recebeu mais de 70 conferencistas. Além disso, os temas debatidos são especialmente escolhidos para que versem sobre as indagações do meio teatral da época. “O próprio nome ‘Os caminhos do teatro’ indica essa nossa preocupação, já que implica um andar sem parar”, analisa o diretor. Além de professores e pessoas ligadas às artes cênicas, em geral, os universitários, em especial estudantes de jornalismo, que necessitam possuir uma rica visão cultural, são os públicos-alvos do evento.

Esta edição, ainda, tem como novidade a encenação do espetáculo ‘Mordaça’ que será apresentado no sábado, dia 31, às 17h30, pelos alunos da Pós-Graduação em Comunicação e Arte do Ator, Rodrigo Furtado e Francisco Henrique Simões.

O seminário Os caminhos do teatro é uma promoção do Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação em parceria com a Faculdade de Comunicação e a Pró-Reitoria de Extensão da UFJF.