Fechar menu lateral

Exposição de maquetes relembra montagens do Grupo Divulgação

 

Maquete representando o Teatro Romano feita pela atriz do Grupo Divulgação, Márcia Falabella

A tradicional exposição ‘Maquetes Cenográficas’ está em cartaz na Galeria de Arte do Forum da Cultura e apresenta cenários de espetáculos montados pelo Grupo Divulgação ao longo de 46 anos. Em sua 12° edição, a mostra proporciona uma cronologia da história do teatro ao apresentar desde maquetes de peças clássicas como ‘Édipo Rei’, do poeta grego Sófocles, a montagens modernas como ‘O mambembe’, do brasileiro Artur Azevedo. A visitação acontece até 01 de abril, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e aos sábados, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

 

As 67 obras expostas são resultado do Projeto de Iniciação Artística: Criação Cenográfica, que teve início em 1999, desenvolvido pelo Centro de Estudos Teatrais em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFJF. Neste ano, quatro maquetes estão em cartaz pela primeira vez: ‘O carteiro do rei’, ‘Sonhos da rainha da noite’, ‘A torre em concurso’ e ‘Yerma’.

‘Maquetes Cenográficas’ ainda reúne outras peças como o primeiro palco do Forum da Cultura feito pelo ex-integrante do Grupo Divulgação, Flávio Mattos; o teatro inglês The Globe Theater e o Teatro Romano confeccionados pela atriz do GD, Márcia Falabella e ainda uma representação do Teatro Italiano produzido pelo professor e ator José Maria Amorim.

Segundo o diretor do Forum da Cultura, José Luiz Ribeiro, ao fazer um levantamento dos espetáculos encenados pelo GD, “o projeto de criação cenográfica constitui-se em um trabalho que se reveste como um grande documento dessa nossa trajetória”, finaliza.