Fechar menu lateral

Fotografias relembram ‘outros carnavais’

Acervos de famílias da cidade fazem parte da exposição

Como parte integrante das comemorações pelo carnaval no Forum da Cultura, a Galeria de Arte apresenta a mostra “No baú da folia”. A exposição, que reúne fotografias antigas de famílias, de blocos carnavalescos e escolas de samba de Juiz de Fora, pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, até o dia 02 de março. A entrada é franca.

A maior parte das imagens data das décadas de 1930 a 1950. E a montagem da mostra contou com a colaboração especial do público que cedeu material do acervo particular para ocupar as paredes da Galeria. Foram recolhidas fotos de foliões e pessoas fantasiadas, principalmente crianças. Assim, há registros de personagens populares recorrentes, como baianas, holandesas, aviador e cowboy; e também de alguns símbolos da época, como o lança-perfume, a coqueluche nos salões até a década de 1960, quando foi proibido por ser considerado um entorpecente.

Além disso, estão expostas fotos cedidas pelo Museu Mariano Procópio que fazem parte do acervo Carriço Film. As imagens rememoram antigos blocos carnavalescos e escolas de samba, como a extinta Granfinos no Samba. Também resgatam os concursos e bailes nos clubes da cidade. “São fotos que dão a visão de uma Juiz de Fora de um tempo em que havia o carnaval de rua e o de clube. Grupos fantasiados formavam blocos, que saíam do Sport Club para visitar o Clube Bom Pastor, ou o Tupi, e vice-versa”, assinala José Luiz Ribeiro, diretor do Forum da Cultura.