O Museu de Cultural Popular (MCP) abre sua programação de 2012 com a mostra “Artesanato Português”, reunindo mais de 30 obras em cerâmica de origem lusitana. A exposição pode ser vista até o dia 27 de janeiro, de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h. A entrada é franca.
A mostra foi dividida em três eixos temáticos: a representação do sagrado, composta por imagens de santos e divindades; a representação do cotidiano, que engloba os tipos portugueses e símbolos do país, como o galo português; e por último, a representação do utilitário, composta de objetos que fazem parte do uso diário das pessoas, como pratos, canecas, chocolateiras, etc. Há criações em cerâmica crua, esmaltada e obtida pela queima em lenho verde, método que confere ao material o aspecto de metal, por causa do tom acinzentado que a obra adquire.
O MCP possui um acervo de peças ibéricas de grande expressão, evidenciando obras e artistas do universo da cultura popular portuguesa. Segundo José Luiz Ribeiro, diretor do Forum da Cultura, além de oportunizar a exposição deste acervo, a mostra também revela as influências lusitanas na formação da identidade artística do povo brasileiro. “Muitos elementos iconográficas que temos nas obras expostas nos remetem ao artesanato nordestino, por exemplo. Em algumas das peças, vamos observar que o olhar encontrado nos personagens do artista Joaquim Manoel é o mesmo olhar feito pelo mestre Vitalino em suas obras”, explica o diretor.