Fechar menu lateral

Terceira Idade faz homenagem às mulheres

Nesta quarta-feira (07), às 20h30, o Núcleo de Terceira Idade do Grupo Divulgação (GD) estreia o espetáculo “Romance de Maria”, no Forum da Cultura. Com texto e direção de José Luiz Ribeiro, a peça encerra as atividades comemorativas dos 45 anos do GD. A temporada vai até o dia 11 de dezembro, sempre às 20h30.

Enredo

O espetáculo narra a história de mulheres que têm em comum o mesmo nome: Maria. A trama reúne poesia, música e dança entrelaçadas por passagens que vão do cômico ao drama. “Romance de Maria” retrata ainda, a luta das mulheres pela conquista de seus direitos em uma sociedade machista, além de abordar valores que se perderam com o passar do tempo e recordar momentos inesquecíveis que marcaram suas vidas.

A peça é dividida em esquetes e monólogos que contam o drama, as paixões e as confidências de várias Marias. Por trás do nome em comum, escondem-se as várias facetas que compõem uma mulher. Em cada momento ou situação pode despontar uma nova Maria. A Maria mãe, mulher, profissional, religiosa, sedutora, entre inúmeras outras.

Homenagem e comemoração

“Romance de Maria” é resultado do Workshop de Interpretação para a Terceira Idade 2011, oferecido pelo Grupo Divulgação. Maria Celina Carneiro, aluna do curso há sete anos, diz que se sente sensibilizada por participar do espetáculo. Celina, como a atriz é chamada entre os colegas de elenco, se identifica com as situações abordadas na apresentação. “Estou muito feliz. Como sou dos anos 1960, participei de muitas lutas em busca dos direitos das mulheres. Essa peça é uma homenagem a todas nós, e eu acho isso maravilhoso”, afirma.

De acordo com o diretor José Luiz Ribeiro, esse trabalho retrata a essência das montagens do grupo e conclui um ciclo de celebrações. “Estamos encerrando as comemorações dos 45 anos do GD, por esse motivo tivemos o capricho de escolher um espetáculo que une poesia, música e paixão, que é uma das características do nosso grupo”, relata.