Fechar menu lateral

Pintura como meio de inclusão social

Criação de Alceu Rodrigues está entre as obras expostas

O Centro de Atenção Psicossocial CAPS – Casa Viva apresentará ao público um bom exemplo de inclusão de pacientes em tratamento psiquiátrico nas manifestações sociais, através da pintura. Nesta terça-feira, dia 22, estreia a exposição “Plasticidade”, às 20h30, na Galeria de Arte, no Forum da Cultura, apresentando quadros criados por usuários da instituição. A mostra pode ser visitada até o dia 04 de dezembro, de segunda a sexta-feira, de 14h às 20h30. A entrada é franca.

Trabalho e potencial artístico

As obras que serão expostas são frutos da oficina de ateliê desenvolvida pelo artista plástico Pury, que ensina aos usuários do CAPS técnicas de pintura. O trabalho é realizado com tanto afinco que, em 2001, um dos artistas, Alceu Rodrigues dos Santos, foi premiado com o segundo lugar no concurso nacional “Arte de Viver”, com o quadro “O Amor Riu de Mim”.

Segundo Cláudia Richa, coordenadora do Centro, é importante a integração e a convivência entre a sociedade e os pacientes. Sendo assim, a intenção da exposição é “despertar sobre o potencial artístico dos usuários, possibilitando, portanto, uma inclusão psicossocial dos portadores de necessidades especiais na vida social”.

O CAPS Casa Viva é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora que atende diariamente portadores de sofrimento mental grave. O trabalho visa substituir o modelo asilar dos hospitais psiquiátricos por um conjunto de ações que incluam os usuários no meio social, realizando desde tratamentos médicos até atividades terapêuticas, como oficinas de dança e de música.